Roda Cultural entrevista a Pedagoga Maria Oliver.


Aos doze anos de idade,a jovem Maria Oliver descobriu-se apaixonada pela profissão do ensino,tendo anos mais tarde formado-se e hoje com 17 anos de profissão,declara-se uma amante da arte pedagógica. Anos de muita luta e persistência finalmente realizou seu sonho de tornar-se pedagoga. Roda Cultural entrevistou a Professora Maria Oliver.

RC - Quanto tempo de profissão profesora?

MO - 17 ANOS.

RC - Vocacionada?

MO - Sim.

RC - Quando descobriu esta vocação para a pedagogia?

M0 - Aos doze anos. Percebi e lutei muito para chegar ao meu objetivo.

RC - Trabalhou só neste área?

MO - Não, passei por diversos setores até chegar a ser professora efetiva, durante 5 ANOS fui professora eventual substituindo professores efetivos. Antes disso tive que cursar o colegial e fazer o magistério e só após a faculdade de pedagogia, onde em 2005 me formei.

RC - Começou lecionando que turmas Maria Oliver?

MO - Fundamental, uma quarta série. Foi a realização de um sonho que me deixou muito feliz. Eu tinha uma sala e alunos meus, foi uma época muito boa e até hoje quando um ex-aluno me reconheçe eu me sinto gratificada.

RC - Voce dá aula para crianças também?

MO - Sim, após a minha primeira turma, quando tudo melhorou, fiz uma pós-graduação em educação infantil.

Rc - Voce é professora concursada?

MO - Sim, em 2008 prestei concurso público e fui aprovada. No dia não sabia se sorria ou chorava, foi uma sensação ótima.

RC - Sente-se realizada professora Maria Oliver?

MO - Sim, muito. Amo dar aulas aos pequenos, sinto-me triste quando chega o final das aulas e temos que nos separar, mas logo chega uma nova turma e volto a me animar com eles.

RC - Suas considerações finais sobre a profissão de pedagoga infantil.

MO - Trabalhar com crianças exige além da formação. Voce percebe a dependência dos alunos até para amarrar o cadarço dos sapatos, sem falar em tantos outros cuidados, então é uma profissão que exige muito amor e muita entrega do profissional. Soma-se a tarefa do professor, educador e pais ou mães ao mesmo tempo. Algo que realmente ensina-nos a viver e a amar, a dedicar-se cada vez mais á profissão e aos pequenos alunos.

Por Tony Casanova - Direitos Autorais e Copyright reservados ao autor.

Palestra - As sete chaves da Conquista.


Todos nós, desde o nascimento, acumulamos sonhos de vitórias na vida. Sonhos de melhorar e crescer, de ser e viver melhor. Estas metas podem ser pequenas ou grandes, depende de quem as almeja. Mas tudo nesta vida para que sofra mudança deve passar por um processo inicial e que deve evoluir até que se alcance o objetivo final. Então vamos denominar aqui seus sonhos como "objetivos" (metas a serem alcançadas). Como objetivos são sonhos que precisam ser alcançados, então denominemos aqui a palavra alcançar e vamos chamá-la de "conquistar" (ação que te levará a alcançar objetivos). Então já sabemos que objetivos são metas que precisam ser conquistadas por voce. Claro que para conquistar objetivos precisamos de "ferramentas" que nos deem condições para isso. Estas ferramentas são como as armas e a armadura que precisaremos para as conquistas pessoais nesta "batalha". Vamos ás ferramentas:

1.Segurança - Certamente precisamos ter e transmitir segurança dos nossos objetivos. É a segurança que demonstra a certeza de que desejamos a conquista, a vitória nos objetivos. Se voce tem um sonho deve ter segurança nele.

2.Confiança - Esta ferramenta te deixará seguro dos objetivos a serem conquistados. Confiar em si e na sua vitória, nos meios que possui para vencer e buscar as ferramentas que ainda não possui para conquistar seus sonhos. Confiar que pode vencer, que deve lutar e obter a vitória, acreditar-se capaz.

3.Coragem - A coragem te dá a determinação necessária para lutar sem desistir dos seus objetivos. É com a coragem que voce enfrentará os momentos de adversidade. A coragem te empurrará para a batalha e te fará ganhar ânimo para erguer-se nas derrotas. Veja sempre a coragem como a ausência de fraqueza.

4.Sabedoria - Sabedoria é a ação resultante do ato de refletir e obter a melhor escolha em cada decisão. Quando se busca alcançar objetivos, muitas vezes precisamos decidir sobre as ações que iremos tomar considerando que uma decisão errada pode atrasar um pouco, atrasar muito ou destruir nossas esperanças de alcançar nossos objetivos. Devemos utilizar o seguinte princípio: Ações corretas, resultados positivos, ações erradas, resultados inesperados. Um sábio é aquele que tira lições dos próprios e um alguém muito sábio aprende até nos erros de outros. Erros servem para que aprendamos a não praticá-los.

5.Respeito - O respeito é determinante para a conquista de objetivos. Conhecer as suas limitações, respeitá-las. Respeitar o tempo das ações e seus diversos processos de amadurecimento. Respeitar todas as pessoas envolvidas, sejam físicas ou jurídicas, vendo-as como parte importante das suas conquistas e procurando "conquistá-las" e envolvê-las dentro dos seus objetivos.

6.Determinação - Esta é a ferramenta mais importante, jamais deve faltar aos que desejam alcançar seus sonhos. Um indivíduo determinado nunca desiste dos seus objetivos, é insistente, perseverante. Comumente conhecemos e chamamos pessoas de "guerreiras" por causa da "garra", da "firmeza" que possuem ou possuíram para lutar. Estas palavras definem bem a determinação. Uma pessoa determinada nunca se entrega, jamais se dá por vencida e luta determinadamente até alcançar seus objetivos.

7.Ânimo - Outra importante ferramenta dos que almejam a vitória: O Ânimo. Desanimar é assumir a postura de derrota, de fraco, de miserável. É preciso ânimo para as conquistas, conquistar com determinação e perseverar até que a vitória seja alcançada. Vitórias não são heranças, mas conquistas. Sonhar sonhos é sem dúvida maravilhoso, mas realizar sonhos é excelentemente melhor. Estar animado na luta te trará confiança e transmitirá segurança aos que fazem parte desta objetivo.

Estas são as sete chaves da conquista. Através delas voce poderá tornar-se vitorioso ou vitoriosa em qualquer objetivo. Espero que esta leitura tenha te trazido alguma luz e que voce através dela possa refletir e tornar-se vencedor(a). Abraços e até a próxima.

Por Tony Casanova - Direitos Autorais e Copyright reservados exclusivamente ao autor. Proibida a cópia, gravação, divulgação ou utilização em qualquer tipo de mídia.

*** Tony Casanova, autor da Palestra "As sete chaves da conquista" está disponível para oferecer este ou outros temas em palestras na sua empresa ou escolas. Apenas para o Estado de Sergipe e sua Capital. Com um pequeno investimento pequeno, voce poderá motivar seus funcionários ou alunos a tornarem-se vitoriosos. Os interessados devem enviar E-mail com o título "Informações sobre Palestra" para antsantana@gmai.com










Crônica: As misérias de compadre Tota.


Uma certa feita, numa destas ocasiões raras em que encontrava o compadre Tota, resolvi perguntar-lhe sobre como andava o seu casório com a comadre Joana. Eita que o homem respondeu-me numa tristeza que fez dó: - "Uma misera compadre! Oxente Tota, meu velho, como assim, não foi uma festança danada, num casório pra lá de inesquecível?" - "É, de ser foi, compadre. Foi a festança mais linda da região mermo. Lembro como se fosse ainda hoje: A Joaninha vestida de branco, naquele vestidão lindo de dar gosto. Vixe compadre, sou cabra macho, mas confesso que quase entreguei os pontos e chorei, de tão linda que ela tava!" - "Então homem de deus, se foi assim tão lindo, tudo como manda o figurino, os pretos nos branco, que diacho tu ainda tá reclamando?" - "Pois é compadre Tonho, as coisa muda sabe. Depois que passamo a conviver junto tudo mudou. Ocê se alembra da Joaninha como era? Moça tímida, calada, oxente, não podia ver uma canela de fora que morria de vergonha! Palavrão então, nem se podia pensar pertinho dela. Nosso namoro foi na moda dos tempo bom, sem descaramentos, apenas pegava na mão, olhava nos olhos que e ela logo, logo ficava vermelhinha, vermelhinha." - "Verdade compadre Tota, a Joana sempre foi uma mulher direita, moça decente, pra casar mermo. Destas que nem nasce mais hoje em dia. Mas que diacho aconteceu homem?" - "Hoje compadre, sinto até vergonha de falar, mas Joaninha mudou foi muito. - Mas mudou como Tota, como assim compadre? - Compadre, eu vou falar, mas o senhor me prometa duas coisas, promete?" - "Prometo sim compadre, amizade de anos, somos até compadres de fogueira, claro que prometo, o que é?" - "Tonho, óia, voce é meu compadre, veja bem, eu vou falar, mas voce promete não rir e nem contar nadica de nada pra ninguém, entendido bem?" - "Claro compadre, vejam voce, se vou rir da tua miséria, nunquinha mesmo, conta logo homem." - "Pois bem, Joaninha que antes nem se mexia para nós namorar, agora vive tirando meleca das ventas. Anda pelo mundo sem caçola, xinga cada nome brabo dentro de casa, ela que era calminha agora bate que só nos meninos, parece querer tirar o couro dos coitados. Depois de uns ano ela agora sente umas dor de cabeça estranha e me larga sozinho na cama e não faz nadica de nada do bem bom". Nesta altura eu já estava de cara virada pro outro lado, olhos cheios de lágrimas de tanto riso contido pro compadre não ver. E ele, sério, contando as misérias da sua vida de casado. - "E tem mais compadre, ela peida debaixo do lençol e é um peido a cada meia-hora. Aguento mais não compadre, ela tá me matando". Ai eu não me aguentei, ri de rolar pelo chão e quando estava rolando o compadre Tota pode ver meus dedinhos cruzados na mão direita. Nunca fui bom de guardar segredo.

Por Tony Casanova - Direitos Autorais reservados ao autor.

Quem disse que brasileiro não gosta de ler?


Não obstante as dificuldades que tem um escritor para conseguir publicar um livro, este ainda se depara com a ideia plantada da falta de leitores nacionais. Fato é que o brasileiro realmente lê pouco se comparado a outros países. Na verdade não podemos culpar o povo pela falta de verba para pagar um livro se não existe incentivo que lhes faça despertar($$) o gosto pela leitura. Não que os professores não criem meios, maneiras de incentivar, mas faltam eventos públicos, apoio governamental através de uma Lei de redução tributária para custeios de publicações e para promover encontros culturais, Bienais e Saraus por todo o pais. Parte desta "falta de vontade" de criar incentivos á leitura por parte dos governos, deve-se ao fato de que outros segmentos importantes também não apoiam: Os empresários.Ora,se o governo entrasse com a redução de impostos e o empresário com a publicação, o custo reduziria muito e o povo poderia ler mais, concorda?. Se hoje publicar um livro pode ser classificado como "dureza", "pedreira" mesmo é achar quem o compre para ler. Eu particularmente sinto que não é tanto o "não gostar" de ler, mas o não poder pagar os preços salgados das publicações nas bancas. Nisto quem menos ganha é quem escreve o livro, semelhante a um cantor quando grava, a parte mais rechonchuda do capital fica nas mãos e seguem pros bolsos das produtoras e editoras. A falta de leitores não se resume ao desinteresse pela leitura, mas também pela falta de verba para comprar os livros, que obviamente quanto mais caro custarem, maior o quinhão dos produtores e editores. A educação começa pela leitura e logicamente, desta forma, o pior eleitor é aquele bem informado, capaz de produzir opinião, eleitor culto, sábio. Eu acredito que devido ao "estrago" produzido em estórias passadas pelos escritores brasileiros na época do Brasil Colonial, o
governo não queira entregar o poder da leitura em larga escala nas mãos do povo. Se lembrarmos épocas em que os jornais produziam protestos e mantinham os leitores bem informados trazendo contos, crônicas e poesias de protesto, não fica na mente aquele pressentimento de que repetir o feito não é la a ideia central dos governos? Fato é que hoje a Internet "roubou" uma gigantesca fatia de telespectadores das tevês, que se tornaram internautas e estes por sua vez descobriram os Blogs e ai estavam a faca e o queijo para os escritores. E de mansinho eles foram chegando e logo começaram a incomodar governos, não só Brasileiro, mas de quase todos os países do mundo. E veio o resultado: Eles Resuscitaram a velha múmia da censura mundial. Tudo que se escreve e que se pretende postar passa pelo crivo governamental dos países, que utilizando aquela velha "conversa para boi dormir", alegaram estar á caça de criminosos. É certo e sabido que os blogueiros fazem um barulho danado e são fortes e unidos, coisa que amedronta as nações e foram justa mente eles, os blogueiros, que desmentiram a famosa "lavagem cerebral" de brasileiro não gosta de ler. Os blogs são prova irrefutável de que brasileiro lê sim e muito, lê e esta ganhando a consciência das suas leituras, é exigente e seletivo. Abri esta matéria focando o jargão que diz que o brasileiro não gosta de ler, porque quis que voce entendesse que brasileiro gosta de ler sim, só não tem e o dinheiro para pagar livro caro e cá pra nós, se não gostasse de ler, voce não estaria lendo esta matéria não é verdade?

Por Tony Casanova. Todos os Direitos Autorais e de Copyright estão reservados ao autor.

Melhorando a qualidade nas relação afetivas.

Olá amigos leitores e leitoras, bem vindos ao Blog Pura Cultura. Nosso tema hoje refere-se as relações afetivas, que são diversas, como relações fraternais(amigos), parentais(família), relações conjugais(marido e mulher), paternais(pais e filhos), sociais(sociedade). Vamos ao princípio como sempre faço: Relações porque envolve duas ou mais pessoas e Afetivo porque envolve a mutualidade, a reciprocidade de afeto. Quando envoltos numa relação, seja ela de que gênero for, devemos ter a plena consciência de que uma relação funciona em regime de troca afetiva, de atitudes sadias e que levem ao crescimento e fortalecimento do laço afetivo criado entre os envolvidos. Há um engano sério nas pessoas pensarem que podem receber afeto sem doá-lo, obviamente afeto produz afeto e muitas vezes em proporções bem maiores as que foi doado. Um laço afetivo é um conjunto de sentimentos que "amarra" as relações e destes sentimentos é que surgem as atitudes que irão beneficiar os relacionados. Quando há envolvimento e não ocorrem atitudes benéficas a ambos, isto é prenuncio da ausência de sentimento ou o pior, em último caso pode denunciar um falso envolvimento.Quando um ou apenas alguns se envolvem e outro ou outros não, esta ausência de envolvimento acabará produzindo uma carência de atitudes e consequentemente levará o envolvido faltoso ao descrédito e fatalmente a exclusão. Uma boa relação se constrói com amizade, respeito, generosidade, carinho, tolerância, compreensão, frutos que cativam e alimentam o crescimento de qualquer relação. Ressaltando que qualidade é tudo que torna para melhor, que supera expectativas e confere maior valor que o estimado, portanto buscar a qualidade nas relações é procurar melhorá-la, revendo pontos negativos naquilo que se oferece, buscando sempre diálogo maduro, sensato e coerente sobre as questões que se deseja abordar e mostrar sempre, através de atitudes, que se busca o melhor para o relacionamento. Nas relações afetivas, jamais devemos confundir gentileza com amizade, com amor. Nem todas as gentilezas são verdadeiras assim como nem todos os gentis são sinceros, mas a gentileza sempre é ótima parceira nos relacionamentos, afinal gentileza gera gentileza, mas é importante ressaltar que as gentilezas são apenas um dos passos para a abertura de um diálogo ou uma ação, mas as atitudes é que provam a veracidade e o envolvimento daqueles com quem se esta relacionado. Nada prevalece sobre as atitudes. Há uma tendência natural do ser humano ser gentil quando não está exposto a situação de conflito, mas existem pessoas que conseguem superar esta tendência e dar maior qualidade em suas relações. Toda relação frutifica quando nos superamos das tendência naturais como ciúmes, falsidades, rancores, ódios, mágoas, amarguras, enfim, toda sorte de sentimentos que temos motivados pelas tendência naturais humanas. Um dos cuidados a serem tomados por aqueles que desejam melhorar a qualidade de suas relações é seguir esta regrinha básica: Se voce está cheio de algum sentimento ruim, do tipo ciúme, raiva, mágoa, rancor ou qualquer outro desejo que não seja bom, procure não motivar-se a cometer ações nestes períodos, pois suas atitudes para com aqueles com quem voce se relaciona não serão positivas, não serão boas e trarão resultados péssimos para todos. Ponto forte e bastante positivo é o fato de voce preocupar-se sempre em melhorar seus relacionamentos, procurando policiar-se nas palavras e atitudes, observando que resultados obteve e buscando conversar sempre para colher a opinião do outro. Bem, espero que voce usufrua deste texto, reflita e melhore realmente seus relacionamentos. grande abraço e até a próxima. Por Tony Casanova - Todos os Direitos Autorais e Copyright estão reservados ao autor.

O que torna um casamento feliz?

Eu poderia responder esta questão de diversas maneiras, pois são tantas respostas existentes, mas vamos resumir a uma resposta mais concreta: O amor. Mas que dizer dos casais que juraram amar-se e separam algum tempo depois? Digo que deixaram de amar. Mas como deixaram de amar, o amor morreu, acabou? Não, o amor não morre e também não acaba, o amor é eterno. Vamos então tentar entender o que acontece com estes casais? Em primeiro lugar vou deixar claro, casamento feliz não é aquele em que existe a ausência de brigas, mas aquele em que há a busca do entendimento. Casamento feliz não é aquele em que nunca se chora, mas onde o consolo se faz presente. Casamento feliz não é aquele em que não existem obstáculos, mas onde há superação para vencê-los. Em suma, nenhum casal é feliz todo tempo, não sorri todo tempo, não está bem todo tempo. O amor não deve resumir-se apenas á confissão, mas á prática diária das suas virtudes. Amar é a capacidade de distinguirmos o que o outro precisa e darmos a ele o que necessita. Vou traduzir e Darei aqui um exemplo para que entendamos a última frase; Suponhamos que ele ou ela teve uma atitude que te magoou, te fez entristecer, chorar. Então voce não consegue esquecer aquilo porque considerou uma falta de afeto da parte do outro. Na sua concepção quem ama não faz aquilo jamais. Então ele ou ela, vendo que te magoou profundamente, te procura e chama para conversar. Mas voce não aceita, não quer e diz que não irá perdoar. Voltemos ao início então. Voce considerou a atitude dele imprópria para quem disse te amar tanto não foi? Considerou que quem ama jamais faria aquilo certo?Então pensemos, ele ou ela te magoou, mesmo após tantas juras de que jamais o faria. Há dois erros e dois errados. Ele ou ela, causador da mágoa, errou em não ter ficado atento e conseguido te magoar. Voce porque decidiu, por causa do tamanho da sua mágoa, não perdoá-lo. Mas analise comigo: O outro te procurou e chamou para conversar e consequentemente pedir desculpas pelo erro e recomeçar. Sábia atitude, própria de quem ama, errou, mas arrependeu-se e buscou perdão. Deu exemplo de humildade e te procurou. Mas voce simplesmente ignorou e não aceitou o pedido. Então, qual dos dois permitiu que o amor esfriasse? Vamos então ao conceito dado lá atrás:"Amar é a capacidade de distinguirmos o que o outro precisa e darmos a ele o que necessita". Ora, lhe faltou a capacidade para distinguir aquilo que o outro precisava, o Perdão, por isso voce não deu o perdão a ele. Sejamos razoáveis, quantos casamentos, noivados, namoros, amizades são desfeitas assim, através da nossa incapacidade de perceber que o outro precisava de perdão? Amar é isso, amar é doar além de si, é exercitar o dom de perdoar. Grande abraço e até a próxima. Pot Tony Casanova - Todos os Direitos Autorais e de Copyright estão reservados ao autor.

UniBlogs e Revista Biografia. Nova Parceria.

Como escritor, poeta e administrador do Projeto Sergipano Roda Cultural, tenho buscado parcerias no sentido de ampliar a divulgação de poetas e escritores nacionais, mas confesso, a luta é árdua. É preciso muito amor, muita dedicação e empenho na causa. Busquei poetas, escritores, artesãos, mas o êxito pequeno, mas como não costumo desistir, segui em frente. Numa das minhas pesquisas nesta busca por parceiros, me deparei com algo curioso, um Blog com nome de revista. Decidi dar uma olhada. Gente, ao acessar aquela página fiquei imediatamente encantado! Talvez um leitor comum, apenas curioso, não percebesse o que eu vi, mas para quem é poeta e gosta de ler, lá estava a maior aglomeração de autores nacionais e internacionais que já vi na Internet. Lá estavam reunidos poetas, escritores, artesãos, artistas plásticos, fotógrafos, tudo ali gente, na Revista Biografia. O herói, sim herói porque manter um conjunto de Blogs com layout de Revista, lidar com diversos tipos de cultura e artes, reunir e divulgar tudo isso é ato de amor, de heroísmo mesmo. Quero parabenizar aqui o colega poeta Daufen Bach pela excelente, pela brilhante iniciativa de criação e manutenção de tão vultosa e importante casa de cultura e artes. Fico deslumbrado quando me deparo com blogueiros sérios, poetas sérios, escritores sérios. Gente imbuída em guardar, preservar e divulgar a memória cultural mundial. Segundo Daufen descreve o projeto inicialmente era sem muitas pretensões, mas avolumou-se e hoje administrá-lo requer uma bela fatia do seu tempo. Tomei a liberdade de capturar a descrição dada pelo poeta e professor Daufen Bach na descrição da Revista Biografia: "O Revista Biografia é um blog de divulgação literária e dos elementos que desenvolvem e promovem a Literatura. No entanto não significa, necessariamente, que se restrinja apenas a arte literária. O leitor poderá encontrar aqui, além de escritores, poetas, prosadores, contistas... também: pintores, músicos, estetas, etc. Está aberto para a divulgação da arte em geral. Nasceu de maneira despretensiosa, sem nenhum intuito comercial ou de promoção pessoal, era um espaço onde eu publicava os textos que me eram enviados por amigos e, devido ao caráter do meu blog particular, os textos não podiam ser publicados naquele espaço. Surgiu, primeiro, então com o título de: “Amigos do poeta daufen bach.” Um espaço destinado apenas para a publicação dos autores que eu mantenho contato. Devido ao grande número de textos recebidos e da qualidade desses textos, o blog, apesar de manter o mesmo endereço eletrônico, foi elevado ao status de Revista passou a ser encarado de forma diferente e vários fatores passaram a ser pensados e questionados." Ao navegar pela revista de súbito me veio a ideia de convidar a Revista Biografia para a Campanha UniBlogs, mas em seguida pensei: Não, que nada, um projeto neste nível, algo tão além de Roda Cultural vai querer associação? Que nada, vai nada! Mas ainda assim enviei meu pedido de entrada como poeta Tony Casanova e solicitei aceitação na Revista. Me surpreendi mais uma vez. O Professor e Poeta Daufen Bach respondeu meu E-mail de imediato, aceitou a minha participação e solicitou a foto, biografia e uma obra para divulgação. Posteriormente em novo contato, ofereci ajuda que ele prontamente aceitou e agradeceu. Não é só um poeta, mas também um excelente administrador e um gentleman. Por esta razão Roda Cultural e o poeta Tony Casanova indicam e recomendam a voce a leitura da Revista Biografia Lá voce encontrará textos literários, pinturas, esculturas, fotografias, teatro, música, livraria e entrevistas. São diversos artistas e profissionais ligados a arte e a cultura nacionais e internacionais. Firmamos então esta importante parceria para divulgação deste segmento esplêndido, esta casa de artes e cultura no mundo virtual. Bem vindo poeta e professor Daufen Bach e Revista Biografia. Por Tony Casanova.

Me dê uma razão para te amar.

Deixa-me te amar como nunca amei antes, deixa-me livre para tornar-me preso a voce. Peço-te humildemente que me dê uma única razão para isso, para ter o compromisso de te amar. Mostra-me como és delicada, como és tão encantadora enquanto mulher. Mostra-me o teu charme, teu encanto, mostra-me como tu é. Me dê uma razão para amar-te, uma que seja e ficarei satisfeito. Não, por favor, não escondas de mim teus defeitos, estes eu saberei tolerar, apenas mostra-me como tu és, permita-me te amar. Me dê uma chance de amar voce, demonstra-me tua inteligência, tua competência na arte de conquistar. Conquista-me pelos teus meios, mostra-me como és, ensina-me a conhecê-la. Mostra-me onde não consegui vê-la, abre tua boca e fala, mas fala da alma, do coração, não me lance palavras, me lance emoção. Me dê uma razão para te amar, para te buscar, para te querer, eu te peço, esta razão, por favor, me dê. Me faça esquecer das promessas me dando em lugar delas atitudes, me faça conhecê-la de fato, me deixa tonto de amor, mas amor de provado, amor sincero e verdadeiro. Me mostra voce como voce é, qual o teu encanto como mulher, quais as qualidades ocultas, me ponha na vida, me inclua nos teus dilemas, na tua luta. Me diga poucas verdade e nenhuma mentira, mas quando me disser, fale-me de voce. Me deixa vê-la despida, não das roupas que tens no corpo, mas da roupa que tens na alma. Mostra-me mais que um corpo, mostra-me uma razão que me dê a razão de amar voce. Quero vê-la e receber de ti aquilo que desejas receber de mim, quero uma vida assim, de troca, de emoções além dos corpos, na sensibilidade da alma. Quero mais que palavras sensuais, quero de voce muito mais, quero mesmo é ter a razão que me dê certeza que me leve a te querer. Deixa-me amar-te mais nos fatos que nas palavras, mais na vida que na poesia, amar-te mais que já amei um dia, amar-te dia-a-dia. Me dê uma razão para amar voce. Por Tony Casanova - Direitos Autorais e Copyright reservados unicamente ao autor.

Mãe, amor sem fim.

Talvez eu não tenha sido a melhor pessoa do mundo, tenha desobedecido, cometido erros que te deixaram preocupada. Talvez tenha achado ruim, algumas vezes, as tuas reclamações, tuas broncas. Talvez eu tenha teimado muitas vezes, mas de algo voce pode ter certeza: Eu nunca deixei de te amar. Também nunca deixei de sentir teu imenso amor por mim. Amor de mãe é assim, assim eterno, duradouro, amor verdadeiro, amor sem fim. As vezes te via tão preocupada comigo, me tratando como criança, me enchendo de dengos a frente dos meus amigos e amigas, eu me sentia as vezes meio que sem saber o que dizer, sem entender aquele mimo todo, aquele carinho tão forte por mim. Só depois, muito tempo depois pude perceber enfim, amor, amor mesmo é amor de mãe, que é assim; amor eterno, duradouro, amor verdadeiro, amor sem fim. Quando te via cansada por uma noite sem dormir, eu ficava tentando entender porque. Porque voce não dormia e ficava sempre pertinho de mim, ficava ali, preocupada, caindo de sono, mas não me largava, sempre firme do meu lado. Hoje eu entendo mãe, o que é ter voce comigo, sendo assim, uma fonte inesgotável de amor, um anjo da guarda protetor, amiga fiel, sincera, companheirona, sempre pronta a me ajudar. Mãe, sinceramente nem sei como te amar mais que voce a mim, porque amor mesmo e amor de mãe, amor eterno, duradouro, amor verdadeiro, amor sem fim. Se eu fosse dizer tudo que deveria dizer aqui mamãe, nem toda Internet do mundo caberia, não haveria Gigabyte, nem Terabyte, não teria espaço neste mundo pra colocar tudo que penso de voce e ainda que houvesse, ficaria tanta coisa por dizer. Voce fez tanto nesta vida por mim, tanto, tanto, tanto que tudo que eu posso dizer para resumir o que voce fez por mim é que amor, amor mesmo é assim, amor de mãe, amor eterno, duradouro, amor verdadeiro, amor sem fim. Mas hoje, quero aproveitar o momento e me desculpar por não te dizer as palavras que voce merecia ouvir de mim a cada minuto do nosso dia-a-dia, Mãe, por cada segundo de dedicação, por cada emoção, por cada alegria, por todo amor que me destes e ainda dá, saiba querida, nem mesmo estando em outra vida, eu deixarei de te amar. Mãe, te amo, te amo, te amo.... Por Tony Casanova.

Mensagens para o Facebook e Orkut.

Imagens para voce compartilhar com seus amigos no Facebook e no Orkut. Basta salvar a imagem e enviar para sua Rede Social preferida.

Mensagens para Facebook.

Imagens para voce compartilhar com seus amigos no Facebook e no Orkut. Basta salvar a imagem e enviar para sua Rede Social preferida.

Como ser mais mulher e mais feliz.

Olá amiga leitora. Hoje venho trazer para voce, razões diversas para ser feliz. Se voce ainda não acordou para a vida, acorde neste momento. Voce é a mais maravilhosa e perfeita concepção divina: Voce é mulher. Voce é provida de uma natureza sublime, sensibilidade especial e caráter aprimorado. Deus te concebeu assim. Não lamente teus choros, mas agradeça por ser sensível, delicada e meiga. Voce, enquanto mulher,confere ao mundo uma formosura que ninguém supera, voce é razão de sonhos, motivo de alegria e é uma peça fundamental na construção da família. Voce é irmã, amiga, voce é mãe, tia, sobrinha, voce é mulher! Seja mais voce, abrace a vida com sorrisos amplos por ter nascido como uma das queridinhas de Deus. Enquanto mulher voce é chave no amor, voce é musa, voce é a linha mestra de toda sensibilidade de caráter que existe neste mundo. Voce é fonte inspiradora, valorize-se, encante-se e encante o mundo, seja feliz porque voce é mulher. A mulher é a fonte geradora da vida, ferramenta divina da perpetuação da espécie humana, a mulher é única no seu glorioso dom da concepção, mas é muito além disso: A mulher é puro amor, ninguém ama como a mulher, ninguém acolhe como a mulher, ninguém entrega-se tanto e voce amiga leitora, é mulher. Voce é a razão de muitos vivas, muitos sorrisos, voce é a razão de eternas alegrias. Alegre-se por ter recebido o dom divino de ser a criatura mais especial deste mundo. Talvez voce não tenha noção de quanto é especial, talvez ainda sinta-se triste com tuas mágoas, decepções, tristezas enfim, mas tenho a dizer-lhe que voce é capaz de superar porque há em voce amor, o amor que supera tudo, que vence tudo, que enfrenta qualquer obstáculo e te põe para cima, porque Deus te conferiu a sensibilidade, a fragilidade, o temperamento delicado, mas não te trouxe para ser derrotada, mas vitoriosa! Então levante-se, voce é especial para o mundo, para Deus, especial para a família, voce é mulher! Sinta-se mais voce agora, eleve-se a sua condição feminina, linda, sim porque voce é linda. Não há uma única mulher neste mundo que Deus não tenha conferido a ela a beleza. Voce é bela, maravilhosa, digna. Voce é magnânima enquanto mulher. Voce é capaz, voce pode e voce faz, porque existe em voce algo especialmente divino: O ser mulher. Não importa quantos te rejeitam, se a metade te ignora, a outra metade te ama, mas há um que jamais deixará de cuidar de ti porque sabe que voce é especialíssima, Deus cuidará de ti. Esconda agora teu choro, abra teu lindo sorriso, apresente para o mundo e grite: Eu sou mulher! E seja mais voce daqui pra frente. Um beijo carinhoso e parabéns a voce por ser mulher. Até a próxima. Por Tony Casanova - Direitos Autorais e Copyright reservados ao autor.

A doce vida do campo.

A vida moderna é ótima, prática, com tudo sempre ali á mão. Praias, supermercados, shoppings, farmácias e hospitais. Tudo é lindo, muito colorido e barulhento. Eu todavia, como sempre digo, ando na contra-mão de direção das coisas. Tenho uma admiração, uma paixão incrível pela vida no campo. Acho tudo ótimo, a paz, a tranquilidade, o ar puro, a simplicidade das pessoas. Sabem amigos, eu se pudesse moraria naquela casinha lá no sopé do morro, onde avistaria da minha janela, a estradinha de terra batida. Acordaria com canto de pássaros e mugidos de gado. Que maravilha é o cheiro de esterco fresco, aqueles sinos ecoando dos pescoços das cabritas, o cantar do galo. Não tem preço, realmente não tem preço. Talvez voce me ache louco. Talvez digam que afundei de vez no lirismo e encarnei o poeta e a poesia de uma só vez, mas eu adoro a vida no campo. Oro a Deus que m envie para missões no interior do Estado, onde eu possa cumprimentar um povo alegre, sofrido, guerreiro e muito trabalhador. Povo que muitas vezes envelhece sem ver riqueza, mas são ricos de alegria, de felicidade e dignidade. Amo o povo sertanejo, o povo dos municípios, povo do campo. Os ruralistas são um exemplo de vida. Então eles não tem defeitos Tony? Tem sim, todos nós temos, não há um bom nesta terra de meu Deus que não possua qualidade e defeitos, mas o sertanejo é muito guerreiro, muito batalhador e leva sua vida na batalha mesmo!!! É na força do braço amigo leitor. Eu digo isto porque já vivi em fazendas, em chácaras e sítios com este maravilhoso povo. Tive a oportunidade de observar e analisar seu modo de vida, trabalhar com eles, comer o que comiam, fazer o que faziam e viver como viviam. Sei o que estou dizendo queridos. Nasci na Capital, a maior do nordeste, Salvador, na Bahia. Fui criado em outra capital, Aracajú, em Sergipe, mas posso lhes garantir, gostei mesmo foi do interior dos Estados. Quer abrir minha janela e coçar a cabeça de uma cabra que berra pedindo milho. Quer lançar milho ás galinhas que fazem festa no terreiro. Quero dar tapinhas nas costas do boi, aquele velho companheiro de luta diária. Quero a amizade dos cavalos, estes que transportam as caroças de modo tranquilo. Quero é viver e com qualidade de vida, onde tudo falta, mas sobra esperança, sobra alegria, sobra coragem, sobra força para vencer as batalhas do dia-a-dia. Sou apaixonado sim pela vida no campo, amo mesmo e nunca escondi e esta paixão cresceu pelo que conheci das capitais e sua pseudo-riquezas, suas falsas alegrias, sua péssima qualidade de vida. Quero a fuga do zum zum zum dos veículos, da poluição sonoro, poluição do ar, dos rios, das praias, das paredes... quero é viver e viver bem, sem a metade do que teria aqui, mas com tudo que tenho lá. Grande abraço e até a próxima. Por Tony Casanova - Direitos Autorais e Copyright Reservados ao autor.

Motivação, voce precisa para se superar.

Todo ser humano tem seus momentos turbulentos. Seus momentos de fraqueza e de angústia. Nestes momentos some-se o ânimo, a coragem, a valentia corriqueira, que muitas vezes nos fez ser reconhecidos como verdadeiros "guerreiros" por pessoas que nos admiram. Estes momentos nos deixam irreconhecíveis e frágeis, débeis, deprimidos e lamuriosos. Lembro-me da trilogia "Jornada nas estrelas", ("A força está em voce"). E está mesmo querido leitor, não aquela força estranha, obscura e misteriosa, mas a força da luz. Quando nós nascemos Deus plantou em nós a semente da vitória. Nós temos algo no nosso íntimo que nos eleva, nos empurra a condição de vitoriosos. Acredite nisso. Mas para vencer seus problemas voce precisa se "Superar", transpor esta barreira que o impede de ver a vitória. Para isso precisa de "Motivação". Eu vou te fazer uma pergunta e voce responderá ai, no seu íntimo: Qual o seu objetivo de vida, perder ou vencer obstáculos? O que voce quer ser? Vencedor ou perdedor? Todos nós caímos querido, não um só homem que não caia, mas só os fracos ficam no chão. Todos nós perdemos batalhas, mas só os covardes desistem antes de lutar. Todos nós Guerreamos, mas só os covardes se entregam. Queridos leitores, para vencermos uma batalha precisamos saber contra quem estamos lutando. Do contrário acabaremos atingindo nossos aliados e defendendo nossos adversários. Nós só temos um inimigo no mundo. Um único inimigo e não lutamos contra pessoas, não queridos. As pessoas são tão vítimas quanto nós. Por mais que alguém pareça estar contra nós, por mais que intente maldades contra nós, por mais que nos desejem mal, mas nossa luta não é contra elas. Várias sementes são plantadas na nossa família, no nosso lar, nas nossas rodas de amizades, no nosso ambiente de trabalho, nos nossos casamentos que conduzem a separações, quebras de laços afetivos, infidelidade, ódio, dificuldades financeiras, privações, rancor, decepções e mágoas. Tudo isso para tirar de voce a Motivação de nós a motivação para continuarmos na luta. O diabo amados amigos e leitores, se apoderou deste século para produzir seus frutos e hoje voce vê na Tv, coisas que nunca havia visto em lugar algum. A Internet tornou-se o principal meio de semeadura de contendas entre casais, quem nunca traiu, passa a trair. Quem antes se mantinha fiel, encontra meios diabólicos para enlamear-se nas malhas da infidelidade. E não são só incrédulos queridos, Cristãos também estão sendo tragados pelo diabo nestas investidas. Pornografia, pedofilia, prostituição, adultério e outras tantas formas de pecados estão "penetrando" na vida dos servos de Deus que não vigiam. O inimigo é astuto, muito astuto. Sua missão é roubar, matar e destruir. Destruir teu lar, tua família, destruir tua vida. Mas sem Motivação é impossível alcançar a Deus. Substituamos aqui a palavra Motivação, utilizemos a palavra Fé. Todo aquele que foi alcançado por esta armadilhas do inimigo está doente em sua Fé. Precisa restaurá-la urgentemente, pois sem Fé, é impossível agradar a Deus. Quem não é Cristão, padece da mesma forma. O inimigo não escolhe vida para roubar, rouba qualquer uma e voce mesmo sem ter aceitado a Jesus, está sendo vítima dele. Algo está errado na tua vida? As coisas mudaram e não estão dando certo? Casamento está decaindo? Analise seus caminhos, reveja suas posições diante de Deus. Observe o que voce tem feito e encontrará respostas. Grande abraço e até a próxima. Por Tony Casanova.