Dicas de Pura Cultura

O Projeto Sergipano Roda Cultural é composto por 14 Blogs com variados conteúdos e a nossa dica é para que voce utilize o botão de navegação azul na lateral dos Blogs. Nestes botões voce encontrará os nomes dos Blogs então é só clicar e navegar por eles. São várias matérias, sempre feitas de forma responsável, com linguagem acessível e temas interessantes para sua leitura. Abaixo darei os nomes destes Blogs, lembrando que os conteúdos em azul estão linkados, basta voce clicar neles e será redirecionado á página do Blog correspondente:
Projeto Sergipano Roda Cultural
Mensagens Para Facebook
Roda Cultural
Roda Cultural Mensagens
Literatura
Artesanatos
Poeta Tony Casanova
Poesias

Artesanato | Conceito de Arte e Cultura.


Muitas são as variações utilizadas para conceituar Artesanato
, quase todas redundam ou ficam muito parecidas. Etmologicamente a palavra Artesanato vem do Latim ARS = Arte Técnica,de onde originou-se a palavra Artista. Um conceito bem definido vem de Artes+Ato(ação), dai artesão. Ou ainda Artes+Nato(Nativo,popular). O Artesanato é o produto da criação artística do artesão. O conceito que uso para artesão é aquele que possui habilidade técnica, conhecimento e capacidade para transformar materiais variados em arte de acordo com a sua inspiração. Como o assunto é profundo, vamos então definir também o conceito de Inspiração que é a idéia que motiva o artista a criar.A história do Artesanatodista desde o período Neolítico(6.000 A.C.)onde já se utilizava cerâmica para confecção de utensílios de cozinha(panelas e pratos)e fibras para confecção de vestes. Os indígenas são exímios artesãos. O artesanato está de tal forma ligado a cultura tradicional dos povos, tão presente na evolução da história humana que até hoje algumas técnicas são semelhantes ao que se praticava no passado. Trabalhos rústicos, verdadeiramente artesanais pode ser encontrado em várias tribos brasilieras e de todo o mundo. Cocares, adoros, colares, totens, atés os tão difundidos piercings e alargadores de hoje já eram utilizados artesanalmente pelos índios. Voces podem notar que não conceituei Artesanatoutilizando o termo "arte manual" por perceber que feito isso eu estaria excluindo do conceito todos os exímios artesãos que utilizam a boca e os pés para produzirem seus trabalhos por não possuírem os membros superiores. A Arte é o produto da criação do artista e de forma alguma deve ser conceituada pela referência de uso de
as suas ferramentas, que são o corpo e a mente. Artesanato não é unicamente um produto artístico manual, também o é, mas não exclusivamente manual o que torna qualquer conceito expresso desta forma forma como inconsistente. Um artesão é todo indivíduo capaz de enquadrar-se neste conceito, que possa ser exímio no uso das ferramentas(Mente, corpo, instrumentos e matéria prima). Assim teremos a seguinte equação: Idéia, Habilidade, Técnica e Base. Uma artesã de bonecas por exemplo: Ela geralmente tem a idéia antes de selecionar o material a ser usado para a confecção da peça. Ela mescla cores, vestuário, costumes, motivos, tudo isso na mente e com conhecimento técnico,habilidade e competência, ela dá formas para suas obras. Assim também o faz o Oleiro, o Ourives, a Bordadeira. Bem, o assunto é extenso e vou ficando por aqui, deixe seu comentário abaixo e poderemos continuar este tema em nova postagem.

Por Tony Casanova - Direitos Autorais e de Copyright reservados ao autor.

Se voce gostou desta matéria, visite o Blog Artesanatos
Se gosta também de mensagens para compartilhar no facebook
Siga o poeta Tony Casanova no Twitter
Siga Roda Cultural no Twitter
Siga-me no facebook
Curta a Fan Page Roda Cultural

Presentes de Natal | Dicas e cuidados na escolha.

Novembro chegou e com ele aquele calor incrível com gostinho de praia, festas e muita diversão. O melhor de tudo, seu décimo terceiro salário começou a ser pago, então está na hora de organizar a imensa lista de presentes á comprar neste Natal que se aproxima. Mas e agora? A grana curta, presentes caros, muita gente para presentear e aí, como será? Para voce que tem esta dúvida cruel, vou deixar algumas dicas de como escolher presentes de Natal.
- Quando for fazer a lista do que pretende comprar, lembre-se de que não é o preço mais alto que torna um presente inesquecível, mas o gesto de presentear. Nada de querer comprar veículos ás dúzias para sair presenteando, a menos que voce esteja podendo. Lembre-se que voce irá presentear a várias pessoas com idades variadas e isso requer bom gosto e sabedoria na escolha.
- Note que o apelo de consumo volta-se sempre a Desktops, Iphones, Ipads, Ipods, Tablets,NoteBooks, Smartphones, Tvs LCD e Plasma.Imagine voce comprando uma dúzia de cada para dar de presente. Se for fazer isso inclua meu nome tá.
- Faça uma lista com nome e presente para cada pessoa.
- Aproveite para pesquisar preços agora, pois grande parte das "promoções" de Natal são embromação e além disto o comércio estará no caos total, fervilhando de gente que deixou para a última hora.
- Cuidado com o uso do cartão de crédito para compra de presentes, lembre-se que é justamente em Janeiro, início de 2013, que virão despesas importantes como IPVA do veículo(se for o caso),IPTU, mensalidade e compra de material escolar, faturas anteriores do próprio cartão, as despesas com as festas, manutenção da residência, enfim várias despesas surgem, sem falar que não coloquei os gastos com o Reveillon.
- Outro lembrete é que nesta época do ano voce sempre faz aquela reforma na casa, uma pintura, móveis novos e etc. Tudo isso concorre com o gasto com os presentes, por isso modere na escolha e busque sempre focar que é apenas uma lembrança.
- Seja criativo(a), busque presentes diferentes como livros, pequenas obras de arte, souvenires.
- Uma ótima dica é ao invés do tradicional presente, promover uma confraternização com amigos e parentes numa ceia de Natal. Um amigo me convidou e eu fui até ele antes e falei sobre as despesas, então dei a seguinte dica: "Inove, faça algo diferente e bem humorado. Que tal uma festa cômica onde todos poderiam trazer presentes hilariando e zoando com os outros?". Ele topou na hora e foi um sucesso! A cada abertura de presente era um rio de gargalhadas e assim foi o Natal: Alegria, risos, festa e brincadeiras, como deve ser o espírito natalino.

Por Tony Casanova - Direitos Autorais e de Copyright reservados ao autor.
no facebook - tony.casanova1 e Tony.casanova.923
no twitter - www.twitter.com/@prodacultural
e também - www.twitter.com/@tonycasanova001

Se voce procura foto mensagens para compartilhar com seus amigos no facebook visite
Mensagem para Facebook www.mensagemparafacebook.blogspot.com.br
ou Roda Cultural mensagens www.novecentosgrausmensagens.blogspot.com.br