Um ser escritor. l Tony Casanova


Um+ser+escritor - Tony Casanova
Ser escritor para mim é brincar com o sonho, tentar a sorte, ter aventuras, brincar com a morte. Ser escritor é ter nas mãos o imaginário, criar mundos, fazê-los e refazê-los, destruí-los num segundo. A Arte da escrita é um labor ferrenho, pensar em erguer a quem desiste, usar a ferramenta que tenho, lidar com o que sequer existe. Escrever para mim é tudo, nem chega a ser um trabalho, mas um prazer, um desafio, destes que puxam a gente e causa arrepio, mas de tanto que se insiste, ninguém que escreve dele desiste.
Quando ainda menino, deu-me a vida uma sina e colocou-a em meu destino; escrever seria a minha meta e eu matutava sem saber sobre o que. Foi quando me veio a feliz ideia de relatar justamente sobre a minha falta de assunto, dai passei a escrever muito, muito, muito porque quanto mais eu escrevia, mais assunto me faltava. A princípio era “poeta”, mas porque meu Deus? Foram tantos relatos que fiz em verso e prosa, fiz de tudo. Vivia a pesquisar e ainda hoje estudo e finalmente descobri que a poesia é um gênero da Literatura, então com louvor libertei a criatura, antes poeta, para encarnar o escritor. Agora precisava de um nome, aliás um pseudônimo que fosse a minha cara, rebusquei muito e pus de início, meu sobrenome. Fiasco! E lá aquilo era nome? Um dia porém, após ter assistido a um filme maravilhoso, destes que envolvem e seduz, apaixonei-me por um personagem, foi assim que pesquisando, iniciei a minha viagem para saber mais sobre ele.
Cada leitura encantava-me mais. A estória era linda, lendária e muito romântica, assim do jeitinho que gosto. Mergulhei nos livros, assisti filmes, pesquisei e decidi; Iria criar meu pseudônimo inspirado ali, naquele personagem. O homem era sensacional, mestres na arte da sedução, exímio esgrimista e um romã
ântico natural. Vivia a seduzir mulheres sem importar-se com seu estado civil, assim conseguiu inimigos mortais, tornou-se perseguido, amado e odiado. Deitou-se com plebeias, princesas e rainhas, teve todas as mulheres que lhe cruzaram o caminho. Algumas chegavam a sonhar, delirando e ansiando sua chegada. Assim, desta paixão nasceu Tony Casanova, escritor brasileiro, nascido em Salvador, na Bahia, mas apaixonado pelo Estado de Sergipe e sua linda capital Aracaju.
Apesar da inspiração em Giácomo Casanova, um bom vivant de sua época, a vida de escritor não me rende aventuras, pelo contrário já enfrentei percalços, desventuras que nem vale a pena dissertar aqui, mas a felicidade é maior que todos os problemas. Afinal não é um simples dilema que abate um escritor. Para mim todo dilema vira tema de escritas e toda aventura é real, ainda que possa parecer lúdica. Ser escritor é não tripudiar da sorte, mas aliar vida e morte e extrair temas que um dia serão crônicas, poesias ou poemas, não importa, assim é a vida de quem dorme com a caneta na memória e tem sempre uma nova estória para contar no outro dia.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, reprodução em qualquer meio ou divulgação de qualquer espécie, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.
*Divulgação e Reprodução autorizada para Revista Biografia – Escritor Daufen Bach.

Entrevista l Cristhiane de Lis l Cantora Sergipana.


Seu estilo é MPB, sua voz é única e seu talento inegável. Ela é a cantora sergipana Cristhiane de Lis, nossa entrevistada de hoje.

PRC – Cristhiane, como você define a situação do artista sergipano na atualidade, está mais fácil ou difícil sair do anonimato hoje?

CdeL - O nosso estado é rico em elementos culturais, mas infelizmente não são muito valorizados, é difícil construir uma carreira e uma história cultural aqui em Sergipe! Devido a falta de uma política que entenda realmente a cultura no nosso estado e valorize!! Mas não quero entrar muito em questão de política Tony! São diversos fatores!

PRC - Sergipe tem se mostrado um importante celeiro de artista no Nordeste, na sua opinião o que falta para estes artistas “decolarem”?.

CdeL - Eu acredito que seja a falta realmente de investimento e de espaço talvez, tem muita gente boa escondida, e as pessoas que já estão na mídia ou que já construíram uma história no passado se fecham , acredito que se cria um grupo fechado, onde os novos não encontram espaço!

PRC – Você tem uma voz muito bonita e uma boa presença de palco. Já pensou em sair de Sergipe e tentar a Carreira de Cantora no Sul e Sudeste do Brasil?

CdeL - Sim Tony. Eu amo o meu estado, a cidade que eu moro, mas eu pretendo sim sair daqui, principalmente pelo estilo que eu canto! Aqui em Sergipe o estilo predominante é o forró!

PRC – Já dá para viver do Canto com a carreira que você construiu aqui em Sergipe?

CdeL - Infelizmente não, com o estilo musical que eu canto não! Eu por enquanto, vou levando a música como hobby e estou me preparando, estudando para em breve gravar um CD bem trabalhado e sair divulgando pelo Brasil e pelo mundo!

PRC – Finalizando, o que a música representa para você hoje?

CdeL - A música para mim , é muita mais que letra, melodia, harmonia. Música é sentimento, música socializa, a música transforma e liberta, engrandece a alma e o espírito!! E futuramente, eu como pedagoga não quero só cantar, mas também trabalhar com projetos sociais com crianças envolvendo a educação e a cultura ( música, as artes) .

Jogos On Line l Dicas para sua melhor diversão.


Eles são atraentes e divertidos e estão em toda parte da Web. Os Games ou Jogos On Line estão presentes em diversos Sites e podem ser encontrados em diversas versões para crianças e adultos. Para que você não quebre muito a cabeça na hora de buscar um jogo eletrônico On Line eu vou dar algumas dicas:

Advertência - É preciso cuidado com Jogos On Line, principalmente com aqueles que são jogados por mais de uma pessoa. Segundo especialista em segurança de rede, os jogos são campeões na dissimulação de Malwares(Vírus).Outro perigo é que você nunca sabe com quem está jogando do outro lado e muito menos qual a intenção desta pessoa. É recomendado que nunca se utilize jogos no dispositivo que não possua Firewall e Antivírus ativos (note-se que alguns jogos solicitam a desativação do Antivírus para rodarem no dispositivo, o que é um erro fatal obedecer a isto. Se o antivírus trava a iniciação do jogo já é um bom sinal de que não se deve prosseguir). Outro detalhe de segurança importante são aqueles jogos que pedem cadastro e solicitam que você faça login na sua conta de e-mail ou rede social usando sua senha. Não faça!

O lado bom, a diversão! - Tomados os devidos cuidados, os jogos on line são pura diversão e você pode optar pelas seguintes versões:
- Freewares ou jogos grátis que você não precisa pagar para ter acesso e divertir-se.
- Trial ou versões de testes que você experimenta por um um período e após ele pode optar se continua utilizando mediante pagamento.
- Premium ou versões pagas dos jogos, geralmente as mais completas, repletas de recursos que garantem a sua diversão.

Na Internet existem vários Sites que disponibilizam jogos infantis e adultos em diversas categorias, como os de corrida, tiro a primeira pessoa, lógica e estratégia, militares, brigas,enfim uma variedade de jogos para escolher.

Um detalhe importante: Alguns jogos, devido ao alto grau de exigência de desempenho, podem não funcionar bem em seu computador, por isso não se assuste se surgir uma tela de erro. Caso ocorra e persista, desista e baixe ou acesse outro jogo. Este fato se dá porque o seu computador pode não ter memória suficiente para suportar o desempenho do jogo ou alguns softwares existentes nele precisam ser atualizados. No mais, boa diversão e boa escolha nos jogos.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

Blogueiro l Ética e Responsabilidade em Ação.


Nestes meus vários anos criando e publicando textos como blogueiro e após ter visitado e avaliado conteúdos encontrados na Internet, surgiu-me uma questão referente a nós blogueiros: A nossa Ética e Responsabilidade sobre a malha de criação de conteúdos. Talvez seja um assunto insosso, mas não deixa de ser importante para quem deseja alcançar um bom público e ter um blog sério, manter uma reputação. Blogs existem aos milhares, mas nem todos possuem Ética e Responsabilidade com seus públicos.
Minhas avaliações iniciam pelo título do blog e infelizmente encontrei alguns títulos impublicáveis, muitos são palavrões, outros indecifráveis. Ora, nós sabemos que aqueles que visitam os blogs, denominamos de leitores e eles precisam de linguagem clara e transparente. Títulos incompreensíveis, chulos ou degradantes são de muito mau gosto, além de deselegantes e em alguns casos desrespeitosos. Estou certo de que aqueles que publicam desejam apresentar o melhor aos seus leitores e por isso fazem esforço para dar-lhes algo de qualidade maior.
Observo também as postagens, o recheio do blog. Esta é a parte chave de todo blog. Sempre repito aqui que blogueiro não é jornalista, ele imprime sua opinião sobre os temas apresentados e por isso deve ater-se ao respeito em seus comentários, verificar e buscar fontes seguras e checar informações em mais de uma fonte. Blogueiro que copia e cola não deve considerar-se blogueiro. Todos conhecemos as Leis de Direito Autoral e devemos respeitá-las. Quem não possuir capacidade para produzir, limite-se a ler. Melhor não fazer um blog do que viver copiando e colando conteúdos alheios. Para manter as coisas dentro da Lei a Google Corporation, donatário responsável pela Blogger.com, possui uma lista negra de blogs que copiam e colam conteúdos desrespeitando as Leis de Direitos Autorais.
Ser blogueiro é fácil, difícil é ser criativo, administrador hábil e honrar estes méritos. Para muitos blogueiros possuir um blog é ter uma página localizada em terra de ninguém, onde pode-se escrever tudo que quer, sobre qualquer um. Não é bem assim gente. Eu trago o nome de Blogger (Blogueiro), com muito orgulho. Orgulho de quem nunca sofreu uma única punição e até recebeu menção honrosa pelos conteúdos. Na verdade o blogue para mim é como uma folha de papel e o computador a minha caneta. Ambas são ferramentas muito importantes na minha carreira e por isso zelo bem deles. Meu objetivo é o público e a eles dedico toda Ética e Responsabilidade possível porque são a parte mais importante do meu trabalho e a quem devo agradecer eternamente.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

Entrevista l Professora Jovanka Leal.


Roda+Cultural+entrevista+Professora+Jovanka+Leal
O Projeto Roda Cultural entrevista Jovanka Leal, 43 anos, casada, Baiana, Natural de Paulo Afonso e filha de Cearenses. Professora da UFS (Universidade Federal de Sergipe) onde dá aulas para o curso de Música e Educação Física Formada em Advocacia, atualmente de Licença na UFS, está estudando doutorado em Direito Penal e Politica Criminal na Universidade de Granada na Espanha. No esporte ela foi Campeã Sergipana de Karatê em 2010 e na Natação Master pela ANMSE .

PRC – Como começou o seu envolvimento com o esporte?

JL - Na escola que eu estudava em Paulo Afonso, todo mundo praticava um esporte, foi uma juventude muito privilegiada a de Paulo Afonso, pois a CHESF promovia muitas atividades para os jovens, quando vim para Aracaju eu já tinha uma trajetória construída, mas intensifiquei porque os espaços que eu escolhia para frequentar sempre foram o do Esporte; um dia me viram nadando no SESI e me convidaram para compor uma equipe feminina patrocinada pela Petrobrás. Daí por diante fui crescendo no esporte. Participei de triathlon e de varias provas de corridas. Parei a natação muito mais pela pressão de ter que dar resultados do que por falta de desempenho. Então como sempre pratiquei Karatê ,voltei a me dedicar até fui Campeã, parei o Karatê porque fui morar na Espanha e lá então comecei a me dedicar a musculação. Nossa equipe feminina de natação, patrocinada pela Petrobrás, ficou conhecida por ganhar vários revezamentos femininos e a principal atleta era a Laurence Gastmas, uma belga naturalizada brasileira, minha irmã amiga com quem fui morar quando me separei do meu primeiro marido.

PRC – Atualmente você está envolvida em quais atividades na Universidade Federal de Sergipe?

JL - No momento estou de Licença enquanto curso o Doutorado. Retornarei as atividades em 2016.

PRC- Existe alguma influência artística na família?

JL – Meu pai é escritor. Escreve crônicas para um Jornal chamado Folha Sertaneja .

PRC- O que é maior, a paixão pelas Artes ou pelo esporte?

JL - Olha, eu diria que não tem como eu dizer que um é mais importante ou maior dentro do meu coração, tenho tido sorte na pratica de esporte , mas sempre continuo próxima a arte, pois esta era minha vocação inicial. Até hoje faço desenhos e pinturas que ficam aqui arquivados em meus papeis pessoas. Amo os dois igualmente.

PRC – Com um filho de 20 anos, morando em Lincoln, Estados Unidos e envolvido na Música, como fica o coração de mãe ao ouví-lo tocar?

JL - Tanto Renan como os meninos da Banda Mistake são a juventude exemplar do Brasil. São sensíveis, educados. A musica que eles compõem fala de amor e de amizade. É um Rock Pop que tem relação com a educação que eles receberam, apoio da família, boas amizades, boa paqueras. Sinto-me com o coração tranquilo e esperançoso de que podemos contagiar a juventude com esse clima. E quero registrar que meu filho é o que é , também pelas boas amizades. Luckas Menezes, o guitarrista Tati, Juliana, André Dorsea o baterista, são espetaculares jovens.

PRC- Como pretende colaborar com o Projeto Roda Cultural?

JL - Eu vejo que isso é uma descoberta conjunta. Que tal se descobrirmos isso juntos? Porque seria pretensioso de minha parte dizer "eu posso contribuir com X informação". O que quero deixar registrado é que o Projeto Cultural tem meu apoio e toda a experiência de vida seja profissional, cultural, esportiva que tenho estará a disposição. A a proposta do Projeto Cultural é boa. Os jovens precisam de gente que acredite na cultura como um caminho de ser feliz, de dignidade e sou partidária de tudo que é do bem. Não bajulo ninguém, por isso que eu sou parceira de quem quer fazer, mesmo que a mídia e as Instituições não estejam envolvidas. A vida é o fazer. Se esse fazer for do bem, da paz, eu apoio.

PRC – Em que área você é formada em Direito?

JL -Sou Bacharel, mas segundo a UFS não posso advogar, tenho dedicação exclusiva. Apenas presto Consultoria Jurídica quando o tema é Direito de Menores ou Legislação da Educação.

PRC – Você já atuou nas Redes Públicas e Privadas, é verdade?

JL - Sempre fui professora da rede publica, mas aqui tive que ensinar na Rede Particular para complementar o salario até que entrei na SEED e cheguei a ser assessora do Secretário de Educação que mais incentivou a cultura sergipana.

Nota - Professora Jovanka Leal é baiana natural de Paulo Afonso, Bahia. É formada em Pedagogia pela UNEB, em Direito pela UNIT, Mestre em Educação Pela UFS. Especialista em Administração pela UFGV e Especialista em gestão escolar pela Faculdade Pio X. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Tem um currículo vasto no campo do ensino profissionalizante, qualificação profissional e na gestão da educação. Trabalhou da Secretaria de Educação da Bahia SEC-DIREC10 coordenando projetos de formação profissional, como professora dos cursos profissionalizantes do Centro Integrado de Educação de Paulo Afonso Dr. Luiz Viana Filho - CIEPALVF e como Vice-diretora do Colégio Estadual Wilson Pereira. Em Sergipe foi professora e coordenadora de educação infantil e ensino fundamental na rede particular de ensino, trabalhou na Secretaria de Educação do Desporto e da Cultura -SEED como assessora de projetos no Gabinete da Secretaria de Educação, foi Diretora do Colégio Murilo Braga em Itabaiana, Conselheira de educação do Conselho Municipal de Educação do município de Aracaju. Participada como representante da UFS no Fórum de Educação de Jovens e Adultos, desenvolve pesquisas na área de qualificação profissional do jovem trabalhador e da legislação educação. É partidária da valorização da graduação como caminho para a efetivação qualidade do ensino superior público. Na vida pessoal é adepta da prática desportiva registrando várias conquistas para o Estado de Sergipe. Foi campeã de natação em diversas provas pela ANMSE e recordista dos 100 metros nado costa na categoria 30 + em 2006. No Karatê foi campeã sergipana neste ano. Colabora para difundir o esporte como uma forma de vida saudável entre as mulheres trabalhadoras em Sergipe.
O Projeto Roda Cultural agradece e dá as boas vindas a Jovanka Leal, a nossa mais nova colaboradora.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova, Blogger Administrador do Projeto Roda Cultural.

Projeto Roda Cultural l Saiba mais sobre ele.


Projeto-Roda-Cultural-Saiba-mais-sobre-ele
O Projeto Roda Cultural, instituição virtual criada em 2009 pelo Escritor brasileiro Tony Casanova , nasceu com o objetivo de apoiar artistas anônimos divulgando suas obras e lançando seus nomes na Mídia Digital através de postagens nos Blogs e divulgação nas Redes Sociais. O custo para os artistas é zero, porém manter o Projeto já não é assim. Existe o custo da energia elétrica, manutenção de pc, contratação de banda larga. Roda Cultural não possui apoio cultural de nenhuma instituição pública ou privada e os anúncios veiculados são de responsabilidade da Google Adsense que remunera de acordo com a demanda de postagens e visualizações. Este ano abrimos o leque para recebimento de doações, mas nenhuma doação foi feita até agora, apesar de que pode-se doar parcelado no cartão de crédito. Na realidade não há nenhum apoio financeiro, no entanto os trabalhos seguem até onde puderem ser conduzidos, dentro das limitações existentes.
Os planos do Escritor Tony Casanova é tornar o Projeto Roda Cultural uma instituição física de apoio a artistas, mesclando os trabalhos na esfera virtual com as ações reais. Para isso já existe um endereço para Sede, faltam os móveis, computadores e demais materiais de escritório, sem falar na reforma para adaptação da residência em Sede do projeto. Os planos já existem, são sonhos de quem sonha em ajudar, mas não possui recursos para isso, porém não desiste de continuar tentando. Um amigo da área de contabilidade comprometeu-se a legalizar e colocar seus serviços à disposição para este fim, outro nos coloca à disposição os serviços de banda larga discada. É o que temos, graças a Deus.
Hoje o Projeto Roda Cultural divulga artistas em todas as áreas de Arte e procura divulgá-los à medida do possível, mas ambiciona fazê-lo de forma bem mais ampla, mais qualitativa e eficaz. Não há fronteiras para a Arte, portanto não pretensões em divulgar apenas artistas locais, mas qualquer forma de Arte em qualquer lugar do Planeta. Este é o primeiro passo para o reconhecimento de qualquer artista; a divulgação da sua Arte. Se hoje Roda Cultural faz pouco é porque faz tudo que pode e faria muito mais se pudesse. Trabalhar com Cultura e Arte no Brasil não é fácil, repito isso sempre, mas ninguém nunca falou que seria. É um trabalho difícil, penoso e árduo, mas que também é muito gratificante.
Qualquer pessoa que deseje pode ajudar o Projeto Roda Cultural através de doações. Para isso existem nos principais Blogs, no alto, à direita da página, os botões de doações do Pag Seguro e Pay Pal onde pode-se doar qualquer quantia. O esforço será bem vindo e servirá para tornar possível um sonho que dividirei com todos os artistas que pudermos divulgar.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova.

Blog l O que é e para que serve?


Blog+O+que+é+e+para+que+serve
O uso dos Blogs no Brasil mudou consideravelmente na última década. Assim que surgiram, os Blogs tinham poucos interesses coletivos e apenas alguns usuários aventuravam-se a utilizá-los. As plataformas eram complexas e os recursos eram mínimos. Apesar disso, muitos adolescentes começaram a usar os Blogs como diários eletrônicos e foi exatamente para isso que os Blogs foram criados.O termo Blog, Contração do termo original Inglês Web Log , foi uma criação de Jorn Barger em 1997, que mais tarde em 1999, Peter Mertholz, criador do Blog Peterme.com abreviaria para Blog ou Blogue, como falamos. O Blog original representaria um espaço na Web que servisse de Diário Eletrônico destinado a cronologia de histórias ou acontecimentos pessoais. Com a massificação do uso dos Blogs no mundo, seu uso deixou de ser estritamente para eventos pessoais e muitos passaram a ser usados para os mais variados fins como Notícias e Informação, e Entretenimento. A chegada de profissionais de diversas áreas obrigou as plataformas a evoluírem para que pudessem adaptar-se aos novos conteúdos. Uma importante Blogosfera afirma ter levantado em 112 Milhões a quantidade de Blogs existentes no Internet, óbvio que este número cresce a cada dia.
Os Blogs são hoje uma importante ferramenta para Artistas, Jornalistas, ONGs e até mesmo Políticos, mas basicamente todas os segmentos profissionais utilizam esta plataforma como ferramenta de veiculação de conteúdos. Não foram só os usuários que mudaram, mas a qualidade das postagens também mudou e mudou tanto que aventaram informações de que uma Lei obrigaria os Administradores de Blogs a serem formados em “Jornalismo”. Esta Lei é mais um Marketing político e um absurdo Judicial que fere a própria Constituição Nacional. Talvez elaborada extra-oficialmente por um grupo político que sentiu-se atingido ou perseguido por blogueiros e suas notas. Ainda que a suposta Lei fosse Sancionada, todos os blogueiros já existentes teriam preservados seus “Direitos Adquiridos e Assegurados” Constitucionalmente. Não se pode apagar um fato que é a Liberdade de Expressão Constituída e exercida pelos Blogueiros utilizando-se para isso uma Lei que lhes revogue os Direitos Adquiridos.
Talvez este cidadão ou estes cidadãos, políticos ou seja lá o que forem, tenham esquecido de que mexer com Blogueiros é como brincar com casas de vespas. Para calar a classe Blogger seria preciso mais que exigir através de uma Lei absurda, que eles tornem-se “Jornalistas” ou possuam nível superior, seria preciso tirar a Internet do ar. Os Blogueiros hoje detém mais audiência que todas as emissoras de TV juntas e movimentam a opinião pública não com matérias pagas ou artigos de marketing político disfarçados, eles falam a língua do povão, sem rodeios, mentiras ou rabos-presos. Para Blogueiros não há Redatores Chefes, telefonemas em meio a matéria sugerindo a retirada da pauta, não há propina, favorecimento ou corrupção, eles escrevem suas opiniões pautadas no que pensam, sem influências de A ou B.
No fascinante mundo da Internet, os Blogs vieram para ficar e hoje são a maior e mais importante ferramenta de divulgação da Web. Usado por anônimos e celebridades, profissionais autônomos e liberais, empresas e artistas, os Blogues garantem a publicação de notícias, informações e arte.

Texto do Escritor e Blogger Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, divulgação de qualquer espécie ou reprodução em qualquer meio do todo ou parte dele sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Conto l Tempestade de Amor l Capítulo ll


Capítulo II


No dia seguinte todos acordaram cedo, prepararam as redes, abasteceram o barco com víveres e ferramentas de pesca. Iriam sair para mais uma pescaria, apesar do mar estar agitado. O Centro de Meteorologia avisou que era recomendável que os pescadores suspendessem temporariamente as atividades naquele dia por causa dos fortes ventos, mas o velho patriarca decidiu ir a luta. Confiava na sua experiência e tinha um pressentimento de que aquele seria um dos melhores dias de pesca do ano. Lauana temia por todos. Pensava nos irmãos, no pai e no Carlitos. Como iria ficar se algo acontecesse com ele? Indagava-se a jovem.
Tudo pronto, enfim saíram após breve oração a Iemanjá. Lauana observava o barco afastar-se com lágrimas de aflição nos olhos. Estava ao lado da mãe que segurava firme na sua mão. Uma procurava fazer a outra acreditar que tudo sairia bem, mas ambas estavam nervosas. O dia parecia não passar e nada de notícias da embarcação do Feijó. O tempo estava fechado com nuvens negras e carregadas, vento forte e ondas enormes que quebravam na praia. O barulho era assustador. Dona Lorenice procurava animar a filha cantando canções antigas que conhecia, mas a menina não tirava os olhos da janela que dava para o mar. A tarde chegou e caiu quase imperceptivelmente tamanha era a escuridão do dia. Enfim a noite e lá pelas dezenove horas elas ouviram o barulho de vozes vindas da escuridão. Eram risos de alegria, gritos festivos e cantoria. Eram eles.
Os primeiros a entrarem foram os irmãos de Lauane que foram prontamente abraçados pelas mulheres. Choravam de alívio por tê-los de volta sãos e salvos. Perguntaram pelos outros e os irmãos responderam:
- Estão vindo ai. Os dois estão comemorando a nossa melhor pescaria e parece que vamos ter uma semana de folga. Já, já chegam.

Dona Lorenice e Lauana ficaram se olhando e juntas miraram a porta ao ouvirem as vozes do seu Feijó e do Carlitos. Entraram abraçados. E mal entraram na casa foram recebidos com muito choro. Dona Lorenice correu a abraçar seu Feijó enquanto Lauana foi cair nos braços do Carlitos. Abraçou-o forte como se não fosse mais soltar. Chorava convulsivamente. O rapaz sem entender nada, segurou em seu queixo e olhou-a nos olhos e perguntou porque chorava. Ela respondeu:
- Achei que não fosse mais vê-los. Fiquei preocupada com vocês.
- É, tivemos um dia duro. Fomos pegos por uma tempestade quando arriamos as redes, mas graças a Deus correu tudo bem. Estamos aqui não estamos?
- Estão, mas me prometa que nunca mais vai sair com um tempo destes. Promete?
- Prometo! Mas você vai ter que segurar seu pai. Ele é teimoso demais.
- Deixa meu pai que mamãe segura ele. Estou preocupada é em segurar você.
Neste momento Carlitos ergueu o queixo da moça e docemente a beijou. Um beijo que pareceu durar horas. Eles sabiam que a partir dali, aquele seria o primeiro de muitos beijos que viriam. De repente ouviram os gritos dos irmãos que observavam a cena:
Êêêê agora sim, vamos ter casório na família.
Foi difícl segurar o sorriso e esquecer quando ouviram a uma só voz seu Feijó e Dona Lorenice dizerem:
Nós fazemos muito gosto.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova . Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação utilizando-se qualquer meio, do todo ou em parte do conteúdo sem autorização expressa do autor, sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.
*Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com fatos, pessoas ou locais terá sido mera coincidência.

Conto l Tempestade de Amor l Capítulo l


Capítulo I

O cenário era uma pequena vila de pescadores, lugar paradisíaco onde era possível perceber por entre a vastidão de coqueirais, o mar traçando uma linha no horizonte. Havia entre o céu e o mar daquele lugar um sobretom de azuis espetacular cuja brancura das nuvens servia de contraste. O silêncio era absoluto devido a ausência de veículos e tudo que se podia ouvir eram os cantos dos pássaros e algumas vozes diferenciadas de bichos na mata. Santana dos coqueirais, assim era conhecida a colônia de pesca onde Lauane vivia junto com seus pais. Jovem humilde, vinda de uma família de pescadores, dedicava-se a estudar, cuidar da casa e preparar com as mulheres da casa, os pescados trazidos pelos homens. Este era o costume lá em Santana; os homens saiam para a pesca e as mulheres cuidavam dos afazeres domésticos até que chegassem para prepararem os pescados.
O velho Zé Feijó, pescador antigo na vila e também patriarca da família havia trazido um pescador novo para sua equipe. O rapaz era forte, jovem e tinha experiência de pesca, iria ajudá-los muito na lida com as pescarias. Naquela noite Feijó chegou em casa animado e muito feliz com a pescaria. Trouxeram muito peixe que daria para o consumo da família e sobraria muito para vender. O velho patriarca chegou a dizer que “Carlitos”, o jovem novato lhe trouxera sorte. - O rapaz tem pé quente. Comentou. Na grande sala reuniram-se todos para o jantar. Sentaram e começaram a conversar aguardando as mulheres servirem a janta. Passava das vinte horas e a conversa seguia animada até que chegaram as mulheres trazendo o jantar.
Um tanto desconfortada pela presença do novato, Lauana foi servir-lhe a sopa que trouxera. Falou-lhe com voz abafada:
- O senhor aceita um pouco de sopa?
Aceito sim, obrigado. Como é a sua graça?
- Lauana!
- Prazer senhora Lauana, eu me chamo Carlitos.
Muito envergonhada por conta da timidez, a jovem encerrou a conversa e partiu em direção a cozinha. Ficara intrigada com a forma como aquele estranho a olhara nos olhos. Ele tinha olhos cor de mel, um corpo forte com músculos bem definidos, próprio de rapazes da sua idade. Carlitos tinha 27 anos .Vestia uma camisa regata e uma bermuda Jeans que lhe deixava a mostra as grossas e peludas pernas. Possuía lábios medianos, carnudos e estava de barba aparada. A moça não hesitou em observá-lo discretamente enquanto conversava com os outros. Avermelhou quando percebeu que ele a olhava nos olhos com um sorriso enigmático. Corada desviou o olhar e voltou para a cozinha.
No dia seguinte Lauana já havia acordado quando os homens começaram a aparecer. Estranhamente Carlitos demorou, o que provocou uma leve ansiedade na moça. Intrigada ela queria saber porque sentia-se assim, afinal nem conhecia ele, pensou. Estava de costas servindo ao pai quando ouviu a voz do novato saudando a todos com bom dia. Lauana olhou rapidamente para ele, sorriu levemente e respondeu:
- Bom dia seu Carlitos.
- Bom dia Lauana! Mas por favor, chame-me apenas de Carlitos. Assim não me sinto mais velho do que sou.
- Tá bom Carlitos. O se... quer dizer, você aceita um café com bolo fresquinho?
- Claro! Foi você mesma que fez?
- Sim, aprendi com a mamãe. Ensinou-me a cozinhar, lavar e cuidar da casa. Diz ela que é para quando eu casar.
- Hum! Moça prendada. Já tem um namorado ou ainda está na espera?
- Penso nisso agora não. Estou muito jovem para namorar.
- Quantos anos você tem Lauana?
- Tenho dezenove, fiz mês passado. O pai disse que já tô na idade de ter um namorado senão fico pra titia igual minha irmã Luna.
Fica não! Uma moça tão linda, prendada e respeitosa que nem você deve estar cheia de pretendentes por aqui.
- Vamos mudar de assunto Carlitos? Disse isso visivelmente corada.
- Você me dá licença, preciso ir cuidar do almoço. Saiu apressadamente. (Continua no segundo Capítulo ...)

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova . Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação utilizando-se qualquer meio, do todo ou em parte do conteúdo sem autorização expressa do autor, sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.
*Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com fatos, pessoas ou locais terá sido mera coincidência.

Daufen Bach l Escritor e Poeta Brasileiro


Daufen+Bach+Escritor+Poeta+Brasileiro+Revista+Biografia
Ele nasceu em Ivaiporã, Paraná, no ano de 1973. Filho de agricultores, Servidor Público no Estado do Mato Grosso, além de Professor e Diretor de um pequeno Jornal quinzenal ,Daufen Bach é Escritor e Editor da Revista Biografia, um dos maiores Acervos Culturais do Brasil onde estão coletadas Biografias e Obras de vários Artistas de diversas áreas. Somente alguém com um Currículo tão rico conseguiria demonstrar tanta aptidão para a Arte e a Cultura. Daufen, conseguiu com enorme sacrifício e muita dedicação, reunir nomes célebres e anônimos da Literatura, Pintura, Fotografia, Artesanato, Escultura, Teatro, Música, enfim uma Mídia Digital de extrema importância na catalogação de valores artísticos nacionais e internacionais. O melhor desta iniciativa do escritor é que desta forma ele agregou valores de todos os Continentes e de uma maneira louvável fez um misto de célebres e anônimos sem acepção.
No seu Acervo Pessoal Daufen Bach já escreveu mais de 15 livros virtualmente publicados e vários dos seus livros já tiveram tradução para outras línguas. Apaixonado pela leitura desde a infância, o escritor é também um amante da Literatura e nos seus versos aproveita para expor seu estilo Lírico Romântico. Suas inspirações são várias, todas obtidas a partir dos textos lidos com fome de poeta e entre vários autores que lhe inspiraram estão Fernando Pessoa, Carlos Drummond, Guimarães Rosa, Paulo Leminski, Ferreira Gullar e Vinicius de Moraes. Talvez o escritor não tenha com exatidão a dimensão do valor do seu trabalho à frente da Revista Biografia, mas certamente sabe que estará deixando um legado Artístico-Cultural precioso arquivado nas nuvens.
Quando Daufen Bach resolveu criar o projeto da Revista Biografia, estou certo de que ele não sabia que sua iniciativa ganharia rumos da proporção que alcançou, digo isto porque me senti assim quando iniciei o Projeto Roda Cultural, mas algo me dá a certeza de que, assim como eu, Daufen está feliz por estar dando sua contribuição para a Memória Cultural do Brasil. Cada espaço que se cria para um artista, principalmente os que iniciam ou estão no anonimato, é como uma porta que se abre para a Arte e a Cultura. Com estas iniciativas nós não resolvemos as questões de todos os artistas, mas nos sentimos honrados em poder dar, pelo menos uma pequena contribuição. Acredito que seja assim que sente-se o Escritor Daufen Bach, porque é assim que me sinto.
O Projeto Roda Cultural tem muito a agradecer a Revista Biografia e ao seu Editor, razão pela qual estou escrevendo este texto como maneira de externar publicamente a minha gratidão a ele e sinceramente eu espero que ele prossiga incansavelmente nesta luta árdua que é o labor com a Arte e continue beneficiando todos os produtores de conteúdo que abriga na sua revista. Parabéns Daufen e muito obrigado pela oportunidade dada a mim.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou el qualquer meio ,no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rigths Reserved.

Redes Sociais - Glossário, Curiosidades e Dicas.


Redes+Sociais+Glossário+Curiosidades+Dicas.
Nem todo usuário das Redes Sociais entende muito bem o significado de alguns termos usados na interação entre eles, até porque em sua grande maioria eles estão escritos em Inglês, o que dificulta a compreensão e o uso destes símbolos. Pensando nisto resolvi decifrar para você alguns termos, assim você entenderá e poderá usá-los com maior frequência.
No Twitter - “Follow me” é o equivalente a siga-me. “Seguir” é acompanhar as atualizações de postagens de outro usuários. “Seguidores” são aqueles que acompanham suas atualizações. “RT” é retuitar ou seja, reenviar uma postagem que você gostou, o mesmo que “Compartilhar”.
No Facebook - “Like” equivale a “Gostei”, “Curti”. “Compartilhar” é reenviar uma postagem para outros usuários. “Comment” equivale a comentar, deixar sua opinião sobre a postagem. “Cutucar” é o equivalente a um “Lembrei de você”.
No Google+ - “Hangout” é o nome dado ao Chat de bate-papo do G+ que substituiu o antigo Google Talk. Fazer um Hangout é bater papo que pode ser de voz ou voz e vídeo. É o mensageiro do G+. “+1” significa que você gostou e recomenda a outros usuários, ou seja, “Curto e recomendo”. “Círculos” são grupos distintos de usuários que vocês adiciona, nestes grupos podem conter amigos, conhecidos, família, pessoas que você segue.
Na verdade os princípios são os mesmos, apenas mudam os nomes dados ás ações do usuário, mas tudo segue neste ordem: Curtir, Comentar,Compartilhar. Agora vamos a uma curiosidade que podemos observar nas Redes Sociais; Você prestou atenção que aqueles usuários que curtem, comentam e compartilham mais tem mais amigos? Verdade. A ação de ser sociável atrai novos amigos, pessoas que leem seus comentários, veem seus posts e também curtem o que você curtiu. É a Lei da Afinidade. Você faz um belo comentário e outros o leem, concordam e ficam tentados a te adicionar.
Alguns parâmetros devem ser seguidos para quem tem intenção de conquistar bons amigos nas Redes Sociais; amabilidade, reciprocidade, respeito e atenção. Desta forma você estará sendo um bom amigo(a) e terá uma lista sempre crescente de pessoas desejando estar no seu rol. Cuidado com as postagens, elas são públicas, ainda que compartilhadas apenas com amigos, se um deles compartilhar com outros e torná-la pública você poderá viver constrangimentos desnecessários.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

A inutilidade da Televisão Brasileira.


Televisão+Brasileira+a+inutilidade
Você com certeza já esteve em casa num daqueles dias em que resolve assistir televisão e depara-se com a tão comum pobreza nas grades de programação das emissoras. Você enlouquece "pulando" canais em busca de algo agradável que possa prender sua atenção na Tv e simplesmente descobre que não há nada aproveitável. As emissoras do Brasil hoje vivem um dos seus piores momentos de produção de grades da sua história. São programas chatos, repetitivos e de um humor duvidoso. A tão famosa "Vênus Platinada" enche sua grade com as insossas novelas que ocupam quase metade de toda programação diária, os programas de humor são tão sem sal que aborrecem e os filmes são exibidos em horários impróprios para trabalhadores diurnos. Seria fácil batê-la em índices de audiência se as concorrentes não estivessem tão preocupadas em copiar os conteúdos ao invés de investir no gosto do público. Há na televisão e na Internet brasileira uma verdadeira avalanche de enlatados, os chamados Talk Shows, Reality Shows, Stand Up Comedy. Copiamos e copiamos e nisso demonstramos uma total incapacidade de criação de conteúdos.
Nos últimos 10 anos a Televisão brasileira andou a passos largos em direção ao novo, infelizmente. Perdeu a credibilidade, a audiência e ganhou ares de modernidade. Uma modernidade que não agrada em nada o público telespectador. Se observarmos atentamente até as Autoridades, temendo a acusação de "Censura", hoje estão permitindo cenas e palavras impróprias dentro das programações. E não me refiro a uma emissora, mas com a chegada do tal humor, das novelas cada vez mais frequentes, chovem palavrões e cenas inadequadas em qualquer horário. Mas impedir que aconteça seria mexer em casa de vespas, afinal a "Associação brasileira e internacional sei lá das quantas" iria enviar nota pública dizendo que a atitude "fere a Liberdade de imprensa, os Direitos de Expressão", ou seja, todo mundo pode dizer tudo e fazer o que quer e as famílias brasileiras vão ter que engolir. Escritores, digamos pobres, escrevem o que desejam e da forma que desejam os conteúdos das novelas, mas será que eles não tem noção de que é preciso respeitar a imagem que se reflete nos seus conteúdos? Teriam perdido a noção de que são formadores de opinião e que indiretamente estão fazendo alguma apologia a algo que pode influenciar o público? Saudades das séries de filmes, bons filmes na televisão quando as famílias se reuniam para assistir enquanto degustavam pipoca com refrigerante. Saudade das novelas em seus horários que seguiam até as 20:00 horas e após elas tínhamos filmes maravilhosos. Época em que os programas de humor eram feitos para rir e não para "escrachar", "achincalhar" o povo. Saudades dos programas de calouros nas tardes dos finais de semana, dos infantis feitos de criança para crianças, dos desenhos animados como pica-pau. Que maravilha!
Saturado de ouvir palavrões, humor azedo e preconceituoso onde brinca-se com tudo e com todos, novelas que denigrem a imagem daqueles que retratam, fazem apologia a sexo, violência e drogas, o público vazou para a Internet. E como em um passe de mágica, eis que surgem os comediantes trazendo o mesmo lixo luxuoso das televisões. Existem bons conteúdos nas grades e na internet? Sim, há o pouco que ser filtrado porque na maioria dos casos é pejoração, preconceito e má-qualidade, infelizmente.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação do todo ou parte dele, de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

O fundamental da beleza


O+fundamental+da+beleza
Beleza? Sim, ela é fundamental. Não porque alguém já tenha dito ou porque um famoso declarou isso, mas porque desde os primórdios, Deus concebeu o lindo em tudo que fez. Se olharmos á volta veremos quantas coisas belas existem e como nos inclinamos para elas. Gostamos do belo sim e não há nada errado nisso, mas o que assombra é a maneira como estamos sendo conduzidos a reconhecer as belezas. Belezas sim, digo porque há dois tipos; a Interior e a Exterior.
Ao olharmos árvores, frutas, paisagens, pessoas e tudo que nosso olhar possa alcançar, vislumbramos o belo exterior. Vemos a casca de todas estas coisas. Esta beleza existe para deleite dos nossos olhos, que encantados, contemplam aquilo que nos parece singular. Toda beleza palpável é finita, não importa de onde venha. Assim como a vida, todo belo exterior também perece ao longo do tempo. É preciso valorizarmos o exterior, mas observar que muitas vezes ele é inútil na sua praticidade ou pelo menos não pode ser comparado ao que não conseguimos ver.
Vamos analisar algumas opções dentro da beleza exterior e vermos que também para aquilo que vemos existe o belo interior. Tomemos como exemplo a Maçã, esta fruta linda. Dona de uma cor avermelhada degradê, casca muito fina e forma arredondada. Muitos artistas já reproduziram imagens desta fruta maravilhosa. Agora pense que você está vendo uma linda maçã posta em suas mãos. Analise-a com cuidado e veja o quanto é linda, colorida e agradável à visão. O que você vê é a beleza exterior da fruta, mas imaginemos que ela esteja envenenada. Você conseguiria ver este veneno apenas observando-a exteriormente? Não, é claro! E se você soubesse que a fruta estaria com veneno não a comeria. A questão é que costumamos comer maçãs apenas porque gostamos da sua apresentação, pela sua forma, cor e brilho.
Na verdade muitos apreciam muito o sabor, o valor nutritivo das maçãs, mas na hora da escolha o que pesa é a beleza exterior do fruto. Somos condicionados a consumir embalagens, rótulos que na maioria das vezes, nos iludem por esconder o veneno que contamina o conteúdo. Vamos então analisar a beleza interior? Se seguirmos o mesmo exemplo da maçã, veremos que o que mais nos agrada está no valor nutritivo, no sabor agradável. Estas são as qualidades da fruta e tais atributos estão presentes nela ainda que não possua uma boa apresentação. Quando se cultiva uma árvore na disposição de que produza bons frutos, lindos exterior e interiormente, ai poderemos oferecer algo que não produza danos e sim traga benefícios a quem o consome. Para Deus nós somos como árvores e aptas a dar bons frutos, mas nem sempre os produzimos. Beleza é fundamental sim, mas que tipo de beleza estamos buscando? Que tipo de beleza estamos oferecendo?

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação do todo ou parte dele, em qualquer meio, de qualquer espécie sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

O fingidor I Poema de Tony Casanova.


Poema+O+fingidor
Eis-me aqui, caro poeta, a divagar gostosamente em teus encantadores versos. Ponho-me em delírio, sentindo-me incapaz de tamanha proeza, não sei pela ousadia dos versos, ou meramente pela riqueza, mas o fato é que chego a viajar em cada palavra escrita, o pensamento, a poesia propriamente dita. Sim Mestre, é o poeta um mero fingidor, mas permita-me dizer então, não pela ação de mentir, mas de sentir, de eclodir, de viajar em seus escritos. Finge o poeta, mas não mente, como disse, ele deveras sente e sente muito, assim, de maneira discreta ele vive suas palavras antes que cheguem ao papel. Para o poeta, o céu e o papel se confundem e tornam-se parte do mesmo fingimento. Um fingir puro, certamente o fingir mais seguro da alma de quem escreve.
Li em teus versos, que finge o poeta a dor que deveras sente e retruco e digo; não fosse poeta não sentiria e não sentiria não fosse gente. A dor do poeta, fonte que o inspira, também lhe dói como em toda criatura, desde a mais cruel à mais santa, da mais suja à mais pura, mas a verdade mais nua e crua é que certamente todos sentem. Sim meu digníssimo, fingidores portanto, somos todos nós, que sentimos a nossa dor, mas alheios a poesia e adversos, não fingimos em versos ricos e sem defeito, mas cada um finge na voz, a dor que lhe apoquenta o peito.
És certamente um artífice genial em tão maravilhosa composição, digna de brados e elogios sem igual. Fernando Pessoa, um poeta sem par, a quem me atrevo com desmedida ousadia a comparar, como verdadeira prova de admiração e fraterno amor, és de todos o mais poeta, o mais louvável fingidor.
Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, divulgação de qualquer espécie ou reprodução em qualquer meio do todo ou em parte, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

Celebridades I Maysa Reis - Cantora Sergipana I O vôo de uma diva.


Celebridades+Maysa+Reis+Cantora+Sergipana
Foto: Fredson Navarro - G1
O Estado de Sergipe, apesar de não ser um dos estados mais relevantes na apresentação de celebridades no País, já deu e continua dando enormes contribuições para enaltecer a sua Arte e a Cultura. Nomes como o do Jogador de Futebol Nunes, do Clube de Regatas Flamengo, Adilson Maguila Rodrigues, o “Maguila” do Boxe, a Cantora Clemilda, a Karateka Mariana Dantas e a Ginasta Larissa Barata, o Artesão Beto Pezão, o Escritor Silvio Romero entre tantos outros nomes que tornaram-se célebres nas suas áreas de atuação, foram contribuições sergipanas de grande relevo para o Brasil.
Na atualidade Sergipe tem nomes fortes como o da Banda Calcinha Preta e da Cantora Maysa Reis. Falemos desta jovem em ascensão que está ganhando o Brasil com sua voz marcante, muita presença de palco e carisma com o público. Ela que começou a dedilhar o violão aos nove anos, mostrou ao longo da sua trajetória que possui determinação em tudo que faz. Maysa que já foi praticante e fotógrafa de Surf, estava predestinada ao Canto e começou a dedicar-se ás aulas onde aprimorou sua voz e assumiu-se como cantora. Alguns bares depois, lá estava ela frente-a-frente com o público na Casa de Shows F1 e na Subúrbia. Bastou para que o público sergipano conhecesse o talento da moça.
Maysa Reis que sempre revelou-se fã incondicional da Cantora biana Ivete Sangalo, herdou dela várias características e com o apoio de amigos, consegui uma “palhinha” em um trio elétrico com a
cantora baiana. Era o que faltava para Maysa despontar em cenário local após o vídeo ser publicado no YouTube. Vieram convites para novos shows e do contato com Ivete, uma proposta para participação no show com a baiana. Nervosa, ela foi ao palco e levou ao delírio o público presente que adorou aquela mistura rica de talentos. Ivete Sangalo e seu brilho maravilhoso no palco e ao lado, a estreante Maysa Reis cantando na sua terra, para o seu público e ao lado da sua estrela maior.
Os palcos sergipanos já não seguram Maysa por aqui e seus shows estão ganhando o Sul e o Sudeste, onde a cantora cativa e conquista novos fãs. Despontando no cenário Nacional, a cantora vem concedendo entrevistas em importantes Canais de Comunicação e fazendo shows cada vez mais distante da sua terrinha natal. Maysa Reis tornou-se hoje o nome mais célebre do Estado de Sergipe, sem dúvida alguma o mais evidente, fato que certamente não ficará nas fronteiras do Estado e logo a estrela estará brilhando para todo País.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Proibida a cópia, colagem, reprodução no todo ou em parte, ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Relacionamento - O príncipe dos meus sonhos.


Por mais que possamos achar um sonho, amar as vezes pode tornar-se um verdadeiro pesadelo quando já se teve algumas experiências desagradáveis. Este fato ocorre porque no período em que estamos apaixonados nos tornamos muito sensíveis, exageradamente felizes e descuidados em relação ao outro. Mergulhamos tão profundamente na paixão que acreditamos em todas as palavras que ouvimos e esquecemos que todo ser humano possui gostos próprios, desejos e vontades que serão “ameaçadas” durante a relação. Até mesmo para quem está apaixonado é difícil, complicado demais renunciar aos próprios gostos. Mas ao mesmo tempo em que sentimos dificuldade para renunciar, exigimos do outro que renuncie. A primeira decepção vem na resistência que se encontra, as vezes até mesmo para tocar no assunto, o que deixa mais do que claro que não existe a disposição para a renúncia.
Evidentemente nem todos são assim. Muitos casais lidam muito bem com a questão e com isso demonstram um alto grau de maturidade e um preparo muito bom para a convivência a dois. O ideal entre aqueles que se unem é saber separar o real do sonho. No sonho o outro é sempre perfeito, livre de defeitos e disposto a qualquer renúncia. Não é verdade! Sabemos que na melhor das hipóteses, pode-se encontrar alguém com um grau maior de maturidade, que saiba exibir suas qualidades e ocultar seus defeitos, mas longe da perfeição, em qualquer relacionamento existe o ponto de atrito. É óbvio que a maturidade varia de acordo com a pessoa e em muitos casos a teimosia ganha espaço nas relações. Uma união feliz não é aquela em que o casal sempre está sorrindo, pelo contrário! Sorrir nem sempre é sinal de felicidade. É preciso lidar com o real sem perdermos o contato com o sonho. Sonhar é preciso para mantermos viva a esperança que é vital para acreditarmos no outro.
É correto imaginarmos que ao longo da vida a dois teremos muitas decepções, mas esta não deve ser a razão da preocupação, mas deveríamos nos preocupar em estarmos preparados para lidar com as situações adversas que surgirão. As decepções são produtos dos sonhos mal realizados nos quais acreditávamos no perfeito que jamais nos magoaria. Ora, sabemos que o que nos decepciona é o que não esperamos, portanto se estivéssemos preparados, não haveria decepção. A vida a dois deve ser pautada na realidade, onde devemos ter noção do que é sonho e o que é real, desta forma podemos viver felizes sem sofrermos as consequências de tantas decepções.
Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova . Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação total ou parcial de qualquer natureza ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brasilian Writer Tony Casanova . All Rights Reserved.

Google - A importância de um gigante.


Google+Corporation+A+importância+de+um+gigante
Para você talvez seja apenas mais uma bola colorida igual a tantas outras que se vê na Internet. Mas não é! Desde o surgimento do computador, cuja invenção revolucionou o mundo, que várias corporações brigam para explorar este filão. A Google Corporation é uma delas. Diferentemente de outras empresas, a Google tem avançado ano após ano e ofertado serviços cada vez melhores na área da Informática. Se observamos este feito apenas como usuários, teremos a visão de navegadores, sistemas operacionais e softwares de toda natureza, mas a Google vai além disso. Vale lembrar que para cada produto novo lançado pela corporação, indiretamente abre-se um leque para o surgimento de novos empregos. Só isso!? Não, claro que não. Pensemos na arrecadação de impostos sobre estes produtos e serviços, nos benefícios sociais obtidos a partir dali. Mas vamos analisar a melhor parte da contribuição desta Gigante da Informática: A Google está presente nas pesquisas escolares de todos os níveis, desde o ensino infantil até o nível superior. Está presente nas empresas privadas e repartições públicas, na economia informal e formal, nos hospitais, centros de pesquisas. Nas instituições Militares, de Segurança Pública e Privada, nas Academias, enfim a Google está presente na vida de todos nós. Imaginou um computador sem o uso da Tecnologia Google? Smartphones, celulares, Desktops, Notebooks e até televisores usam a tecnologia da gigante.
Vamos então voltar ás redes sociais que eu e você usamos. Elas também usam os produtos e serviços Google. Nós blogueiros utilizamos dela a plataforma Blogger através do Blogspot. Aquela luxuosíssima *Sede na Cidade de Mountain View, Estado da Califórnia, Condado de Santa Clara, Estados Unidos da América não é fruto do acaso, mas dos esforços e do sucesso de toda equipe da Google Corporation. O Complexo Corporativo chamado GooglePlex é um espaço de *2 Milhões de metros quadrados e tudo isso é para abrigar confortavelmente uma equipe composta pelos melhores profissionais da área de tecnologia e informática do mundo. Todo este esforço demonstra a preocupação de quem sabe que o sucesso é consequência do trabalho e que dos melhores resultados depende o mundo que será transformado por eles. A melhor do mundo? Difícil precisar, mas sem dúvida a Gigante Americana Google está entre as mais conceituadas e importantes empresas que o mundo conhece hoje.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, reprodução ou divulgação, no todo ou em parte, utilizando-se qualquer meio em qualquer veículo de divulgação sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova - All Rigts Reserved.
*Fonte das informações: Site Wikipédia

Degraus da Fama - O sonho de todo artista.


O pódio é o objetivo de todo artista. Alcançar o mais alto degrau da fama, adquirir reconhecimento e visibilidade, tornar-se célebre é um sonho comum entre aqueles que iniciam suas carreiras e até para muitos que já estão na "estrada" por muito tempo. Seria desmotivador se não fosse tão verdadeiro, mas o fato é que não é fácil! A fama é resultado de uma união de trigamia entre o artista, o público e as mídias. Em primeiro lugar os candidatos a fama deveriam saber que mais fácil é chegar a fama do que mantê-la. Há uma luta acirrada envolvendo aqueles que já alcançaram seus lugares no auge e a manutenção desta posição. Quanto tempo dura a fama? Impossível dizer! Mas se procurarmos lembrar quantos nomes célebres foram ao estrelato e hoje estão anônimos, ai chegaremos a um número gigantesco de nomes. Infelizmente está provado que a fama cede lugar á memória e todos que dela provam estão fadados a recordações dos seus fã e admiradores.
Voltando aos que sonham com aplausos, holofotes e cliques, existe um segredo, basicamente uma regra para se alcançar o pódio: Trabalho. Se alguém deseja ser famoso, que faça o melhor e nunca esteja satisfeito com os resultados alcançados. Não é bom "se achar". Atente para a máxima número um; quem acha é o público e quem eleva é a crítica. Sua opinião sobre seu próprio trabalho vale para que você acredite em si mesmo, mas não para elevá-lo á condição de astro. A humildade deve ser o ponto fundamental de início, meio e final da sua carreira, do contrário ela fica na metade do caminho. Produza muito, mas produza bem. Não é quantidade que traz reconhecimento e sim qualidade. Quantidade apenas banaliza, seca o artista. Se pretende usar alguém como espelho, lembre-se de focar e pesquisar toda a equipe por trás do seu ídolo. Ninguém chega á celebridade sem uma excelente equipe de trabalho para dar suporte. Outra regra básica que se seguida pode fazê-lo brilhar é o comportamento dentro e fora dos palcos, nas luzes e fora delas. Um artista sobrevive da imagem que passa e esta deve ser a melhor imagem possível. Para um artista, manter a imagem pode ser algo massante, insosso e desagradável porque lhe obriga a uma verdadeira mudança de hábitos. Um artista é um formador de opiniões, um gerador de modas, criador de discípulos e por isso deve ser um exemplo de conduta social. Não é pouco o número de celebridades envolvidas em escândalos e que tiveram suas carreiras interrompidas por conta de comportamento inadequado. Lógico que ninguém é perfeito e artistas muito menos, mas o arranhão na imagem, de acordo com a gravidade do fato, pode custar caro em dinheiro e não só isso, poderá custar a carreira dos envolvidos. Mas é possível ter uma vida social tranquila, longe dos escândalos e pertinho do público. Claro que é e temos vários exemplos disso. Os melhores exemplos de conduta profissional estão com aqueles que honraram suas funções e através do empenho, obtiveram do público o reconhecimento merecido sem que se importassem com o brilho das luzes.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação no todo ou em parte, em qualquer veículo de comunicação ou utilizando qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova - All Rights Reserved.

Roda Cultural entrevista a Atriz e Cantora sergipana Tânia Maria.


Atriz+Cantora+Sergipana+Tania+Maria
Hoje estou trazendo para vocês uma entrevista que fiz com a Atriz e Cantora Sergipana Tânia Maria, ela que integra o Coletivo de Atores Educadores que faz parceria com o Grupo Boca de Cena, onde contracena e canta. Aracajuana de nascimento, artista desde os 7 anos, ginasta dos 12 aos 14, bailarina, atriz e cantora profissional desde os 17 anos, exercendo até os dias atuais. Graduou-se em Educação Física Escolar com especializações em Lazer e Saúde Coletiva. Participou de festivais de música e teatro em Sergipe e no Brasil. Prêmio de Melhor Intérprete, no Fest Livre, em 1989, pela Universidade Federa de Sergipe-UFS, e Melhor Atriz, em 2000, pela Crítica Sergipana Especializada. Abraçou a arte como sua opção de vida.


PRC - Quando começou a sua carreira?

TM - Profissionalmente, em 1988, participando do Corpo de Baile da Prefeitura de Aracaju. No ano seguinte, me apresentei pela primeira vez cantando para um grande público no festival NOVO CANTO, promovido pela antiga FUNDESC (Fundação de Cultura, funcionava como a SECULT, hoje), e enveredei em seguida pelo teatro. Uma coisa foi puxando a outra. Já que as três artes me encantavam, e eu queria fazer tudo junto: cantar, dançar e interpretar teatralmente. Hoje vivo do teatro, e devaneio na música. A dança está de uma certa forma presente nos dois espaços. (risos)

PRC – Qual a sua participação no Grupo Boca de Cena?

TM - O Grupo Boca de Cena compartilha um projeto de coletividade, desenvolvendo, produzindo e promovendo atividades artísticas na comunidade onde tem sede. Como o meu grupo (Coletivo de Atores Educadores) compartilha das mesmas ideias, nós aceitamos o convite do Boca de Cena para apresentar a nossa produção artística nesse festival/encontro, como parceiros, por acreditarmos que são as parcerias que fortalecem as relações de trabalho entre os grupos, e ainda mais quando estas valoram a expansão da arte para as comunidades que têm pouco ou nenhum acesso a ela.

PRC – Fale um pouco mais dos espetáculos e a agenda de apresentação do Grupo.

TM - O meu grupo Coletivo de Atores Educadores desenvolve um projeto de ação comunicativa, que conflui Teatro e Educação, intitulado "A Arte de Prevenir é Melhor Que Remediar". O projeto é realizado junto ao SESI, que é nosso parceiro, em que visa levar informação, de forma lúdica e divertida, aos trabalhadores da indústria. Também trabalhamos com escolas e outras instituições importantes, como o SESC, o BANESE, o Sindicato dos Bancários, o SEBRAE e outros. Além de projetos de parcerias com alguns grupos, a exemplo da Cia. Cobras e Lagartos, da cidade de Lagarto.

PRC – O Projeto Roda Cultural agradece a Cantora e Atriz sergipana Tânia Maria pela concessão desta entrevista e aproveita para convidar o público de Sergipe para assistir os espetáculos teatrais do Grupo Boca de Cena.

Crônica - Política Virtual . O miolo de pote nas Redes Sociais.


Crônica+Política+Redes Sociais
Minha mãe sempre me dizia que conversa fiada é miolo de pote. Palavras da Dona Mira em sua sabedoria popular. Fato é que em nossos dias, principalmente em épocas de eleições, o prato do dia, servido a milhares de brasileiros é o tradicional “miolo de pote”.Em duas décadas, os políticos conseguiram avacalhar com a credibilidade que o povo tinha na políticas através de exemplos cada vez piores. Os fatos envolvendo políticos brasileiros são tão escabrosos que ganharam a mídia internacional e lá se vai o País para o ranking das Nações mais corruptas do mundo. Mas calma, não somos conhecidos mundialmente apenas pelo grau de corrupção dos nossos políticos, a Impunidade brasileira também é conhecida, isso sem falar em carga tributária, Insegurança Pública, Saúde e Educação.
Se por um lado somos mau vistos por tanta coisa, honra-nos o mérito de termos as mentes mais produtoras de lenga-lenga do Planeta. Somos o maior produtor do mundo quando o assunto é: Miolo de Pote. Ah! Você não sabe o que é isso? Basta assistir ao horário político e saberá. São anos e anos engolindo o mesmo sapo a cada eleição. Escangalham o País enquanto eleitos e prometem consertá-lo quando candidatos. Incrível como são sempre as mesmas promessas, onde cada candidato possui nas mãos a chave mágica que libertará o Brasil dos seus problemas. Todo discurso de candidato mostra o País como ele está; carente de tudo, sofrido e gritando por socorro e eis que como uma bala perdida, surge o nosso herói, o candidato x. Ele fará isso e aquilo, mais isso e aquilo em apenas quatro anos, que obviamente pretende transformar em doze e aposentar-se com todas as honras e regalias inerentes a um “parlamentar”. Esta palavra Parlamentar me lembra Fala, e Fala me lembra conversa e conversa de candidato é fiada, ou seja, miolo de pote.
Não bastasse a intromissão cada vez maior destes candidatos em nossos muros,ouvidos, ruas, televisão e rádio, agora resolveram aparecer também nas redes sociais. E criaram a mais nova invenção da política brasileira; o miolo de pote virtual. Eles “infiltram” seus cabras eleitorais sutilmente que por sua vez se aproximam dos amigos e amigos de amigos, ai a coisa vira bola de neve e o resultado disso tudo: miolo de pote virtual. A coisa mais chata do mundo real agora também em seu mundo virtual. E como tem muita gente, muita mesmo, que por um punhado de tostões ou mesmo por uma ideologia cega, defende o “Seu” candidato, o que era ruim fica pior. É um tal de compartilhar miolos de pote o dia todo. Começa-se a acreditar que o algumas importantes redes sociais irão pagar caro pela intromissão irritante dos políticos brasileiros e provavelmente terão o mesmo fim que o finado Orkut, que esteja ele lá em bom lugar e que descanse em paz.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio, no todo ou em parte do conteúdo, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2104 By Brazilian Writer Tony Casanova. All Rights Reserved.

Para que servem as guerras? - By Tony Casanova.


"Em nome da Garantia da Soberania", dizem. "Na prática da Defesa Nacional", afirmam. "Na defesa dos interesses da Nação", garantem. Mas afinal como podemos viver socialmente se vidas humanas são ceifadas em troca de valores materiais? Quanto vale a vida de um militar ou mesmo a de um civil? Uma coisa, no meu parco entendimento é defender-se de um ataque e outra coisa é atacar. O que está por trás das disputas realmente? Não entendo a razão de um ser humano armado, disparar impiedosamente contra outro que individualmente nunca lhe fez nada, até porque talvez nem lhe conheça. É cada vez maior o número de civis que tombam nas batalhas que nunca travaram. A humanidade está sendo dizimada apenas para garantia dos interesses de alguns. Alguns que diga-se de passagem nunca estiverem perto de uma trincheira. Desculpem pelo uso da palavra trincheira, coisa do passado, hoje já existem os Drones, aviões de espionagem não tripulados e mísseis teleguiados de longo alcance, assim os aliados não perecem, apenas o "inimigo". Nas guerras esquece-se a palavra Humanidade, Cidadania e Paz. Nas guerras senhores, a única inteligência é a militar e o belo é substituído pelo bélico, a vida pela morte. A Poesia na guerra é chamada "Deserção" e é severamente punida nas Cortes Marciais. Não há espaço para o amor, apenas para o Patriotismo onde a vida do outro não vale nada. O assunto, infelizmente é indigesto, mas um mal necessário para que vejamos em que ponto chegamos. Vamos enfim nos destruir. Vamos conduzir á morte milhares de famílias inteiras por conta da Soberania e dos Interesses Nacionais. Mas meus amigos, o que há de mais interessante nesta história toda é que as mesmas bocas que declaram as guerras pedem do povo lições de Cidadania. Queremos um mundo civilizado, com uma população mais humana, mais tolerante e justa, mas como lançar para baixo do tapete, todos os corpos que tombaram nas guerras que praticamos? Toda Nação é Soberana, todo Nação possui seu povo. O mundo é composto por uma única espécie: a Espécie Humana. A mesma que dizimamos nas guerras. Amor, pra que amor se temos as guerras! Coração, quem precisa dele a não ser para dar-lhe um tiro certeiro?
Com as guerras a Humanidade olha para o espelho e dispara em seu próprio reflexo. Estamos praticando suicídio! Agimos como cegos atirando no que aparece, mas somos nós mesmos diante das nossas armas, ali, inertes, esperando o tiro de misericórdia para acabar com o bem mais precioso que temos: A Vida. Somos sim, culpados pela morte de todos os inocentes que se foram na guerra, porque inocentes são os que morrem, mas os culpados permanecem vivos e impunes, celebrando a vida regada a sangue dos que partiram.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer do todo ou em parte,sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brasilian Writer Tony Casanova - All Rights Reserved.

O enterro das Artes no Brasil .


Em tempos de Alta Tecnologia, avanço da Ciência, crescimento da informática e Países em desenvolvimento, o Brasil pena com seus passos lentos na era High Tech. Enquanto no nosso vizinho, os Estados Unidos a Arte e a Cultura fazem parte da tradição, aqui tudo faz parte da memória. As grandes produções Literárias e Culturais são parte de um passado áureo quando existiam personagens de destaque que construíram a Literatura no País. Hoje, por falta de incentivo público e privado, vivemos a realidade de termos mais escritores do que livros. O Teatro resume-se ao produto das grandes Emissoras de TV que produz seus nomes e estes batalham nos seus espetáculos no parco número de bons Teatros que encontram. Quantos atores bons temos? Uma infinidade deles espalhados pelas Oficinas, Grupos Autônomos e Universidades, mas quantos tem chance de mostrarem seus trabalhos? É o chamado “freio da Arte” um mecanismo de manobra que conserva e centraliza o monopólio da Cultura em esferas seletas. O número de Teatros no Brasil é vergonhoso comparada a quantidade de artistas e espetáculos a serem exibidos. Comparado a sede necessária de Cultura que o povo tem. Teatro é Arte, é Lazer, é Informação, mas no Brasil virou artigo de luxo e felizes daqueles que podem pagar os exorbitantes preços cobrados para ter acesso a uma exibição.
O Cinema, este nem é bom falar. Estamos abaixo, muito abaixo da nossa capacidade de produzir porque não há apoio senão aos seletos Senhores da Mídia e seus escolhidos para produzirem um filme. Os atores que conseguem este glorioso feito são os mesmos que vemos diariamente fazendo novelas e minisséries na TV, ou seja, eles envelhecem fazendo Cinema, Teatro e TV enquanto os mais novos se acotovelam nas filas esperando por uma vaga. Resultado disso: Não há mais espaços na grade televisa e portanto cria-se mais e mais novelas, minisséries e blá, blá comprometendo a qualidade de tudo apenas para compensar o excesso de novos talentos nas filas de espera. Neste esforço inútil de melhorar o que se vê é uma grade sem filmes, digo bons filmes e aqueles que já existiam são reprisados em horário incompatível com as condições do telespectador. Voltando ao Cinema, se falha-se na administração dos novos talentos, falha-se mais ainda na construção de novas salas de exibição. Extinguiram o Cinema de bairro, ou seja, o povão não tem mais acesso aos filmes a menos que gaste 20% do que ganha por pessoa que leve ao Cinema luxuoso. O público cresceu e o número das salas diminuíram, isto levou todos para a Internet onde tem acesso a tudo sem pagar os olhos da cara por isso.
A Música no Brasil é um sonho que não depende de quem sonha, mas de quem rege os Grandes Grupos de Comunicação. Infelizmente o nosso País fala muito de quem faz sucesso e pouco de quem está tentando fazer. Os programas de calouros sumiram e o que se vê são enlatados no formato Americano onde tudo é lindo, pré-programado e que para o vencedor resulta em nada na maioria das vezes. Os grandes Festivais do passado, aqueles que revelaram os célebres nomes de hoje, sumiram. Caíram no vazio e vez por outra são lembrados como velhos que já deram o que tinham para dar. A ideia é Talk Show, é Stand Commedy, Reality Show. Sabe de nada inocente! Nosso País já brilhou muito na área da Música, do Cinema, do Teatro e do Humor sem precisar de nada disso! Nós temos vários artistas capazes de criar espetáculos para o mundo aplaudir, mas enquanto não admitirmos que atiramos no próprio pé com esta onda de enlatados, este descaso com a nossa Arte, nossa Cultura e nossos artistas, vamos continuar amargando esta vidinha de mandar para fora os aplausos que poderiam estar aqui.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Brazilian Writer Tony Casanova – Al Rights Reserved.

Uma flor em minha vida. - Tony Casanova.


#Arte, #Cultura, #Literatura
Não fosse a divina inspiração em minha vida, conduzindo-me em breves lampejos de sonhos felizes, como poderia eu preso a raízes, ter conhecido a minha querida? Se hoje recebo na face o brilho reluzente da doce felicidade, como antes eu sonhara envolto em meus laços de vaidade, graças aos dons da minha amada, amor, carinho e amizade. Sonhos que outrora sozinho não sonhei, pois sonhos solitários não vivem, os meus sonhos aos sonhos dela juntei e juntos sonhamos a eternidade.
Tão solitária flor que hoje perfuma-me o lar com tanta ternura e calor, que seria eu sozinho, sem ter os dengos, o carinho que tenho do meu amor? A vida que sorriu-me de maneira tão gentil, agraciou-me divinamente com ela, a flor mais linda e mais bela que a natureza já viu. Um encanto nas palavras, um mimo genial no sorriso, duas almas, duas vidas, um amor, um paraíso. Como haverei de agradecer ao Pai, uma benção tão especial, que dizer, que fazer por um Pai tão colossal?
Trago então eu, dentro da alma lavada, a razão mais linda de sonhar, que é dormir e acordar com um anjo em minha cama, razão principal de quem ama, poder ter um anjo na vida e não somente agradecê-la, mas fazer por merecê-la e nunca tê-la por esquecida. Obrigado, oh! Pai, por tão graciosa oferta de dar-me a mulher amada, que seja então mais que emoção, que eu possa dar a minha querida, que seja infinita a razão, o amor entre eu e a flor, que dure mais que a morte e que resista a própria sorte e toda paixão desta vida.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Gravidez precoce - E agora?


Gravidez+Precoce+e+agora
Este não é um assunto atual, muito menos um assunto inerente apenas aos brasileiros. Dada a importância do tema, irei abordá-lo como sempre faço, com muito respeito. Jovens em todos os cantos do mundo sofrem com a questão da gestação indesejada, mas tudo fica pior quando o "pai" não assume o compromisso e abandona a parceira. Quando digo que este problema não diz respeito apenas ao Brasil é porque mesmos os Países mais desenvolvidos encontram dificuldades em lidar com esta situação. Como impedir os jovens de iniciarem sua vida vida sexual precocemente sem os devidos cuidados para evitar uma gravidez acidental? Várias autoridades mundiais investiram nas campanhas de educação dos jovens. O assunto chegou até as escolas, virou polêmica e ao que parece não deu certo. O papel da preparação dos filhos para uma iniciação sexual e seus cuidados e riscos é cabível aos pais, mas a tarefa parece não ser das mais agradáveis. O que dizer ás nossas crianças que estão praticamente na puberdade e já sofrem as pressões do mundo moderno para a iniciação sexual precoce? Ou melhor, como detê-los? A priore, melhor não detê-los. Este processo faz parte do ciclo de vida das crianças, portanto a melhor saída é o diálogo. Mas antes de você pai, você mãe, sair dizendo de tudo para seu filho(a), vamos a algumas questões fundamentais sobre as relações humanas:

- Homem x Homem e Mulher X Mulher . Não é regra, mas é certo e sabido que mulheres sentem-se mais á vontade falando sobre problemas íntimos com mulheres e os homens preferem os homens, assim vale a dica para respeitar esta condição a menos que não seja possível.

- O primeiro diálogo deve ser entre os adultos. Esta é uma ótima maneira de ambos abordarem questões importantes e a melhor maneira de educar os filhos. Os pais conversam entre si antes de conversarem com o(s) filho(s).

- Cuidado com aquilo que dizem. Nem sempre falar das próprias experiências ou dos erros alheios é o melhor caminho. Existem algumas práticas passadas que podem trazer efeito contrário se forem dadas como exemplo para os filhos.

- Evite o uso de linguagem chula; lembre-se de que são seus filhos e eles estão sendo educados por você, por isso cumpra seu papel de educador com ética e respeito.

- Leia, pesquise, estude as questões que irá abordar durante a conversa. Quanto mais inteirado sobre o assunto, melhor você se sairá.

Saindo da abordagem preventiva, suponhamos que já não haja o que ser feito para evitar a gravidez. O que fazer? Bem, agora que tudo aconteceu a primeira coisa a ser feita é assumir: Você será avô ou avó e quando referir-se a sua filha, respeite-a como mãe do seu neto. O bebê existe e ponto. O que tem a ser feito é providenciar para que tudo corra bem e sua criança torne-se mãe dentro das melhores condições de pré-natal que houver. Crianças não pedem para nascer e precisam ser amadas. Aproveite para amar as duas crianças que possui; sua filha e o neto(a). Fazer questionamentos, promover discussões ou cobranças só irá piorar as coisas. Ainda que não tenha pai que a assuma, mostre que a criança tem avós que irão assumi-la. E para que não se pense que esqueci dos homens que engravidam mocinhas,a melhor atitude é assistir a gestante como se amparasse uma filha, afinal ela é a mãe do seu neto ou da sua neta. No mais, volte-se para os que chegam e que sejam bem vindos. Aos pais, fica a lição de que a sexualidade deve ser vivida, mas existe a responsabilidade que cada um irá arcar por uma iniciação desastrosa.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, divulgação ou reprodução de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Brazilian Writer Tony Casanova - All Rights Reserved.