Artesanato | Conceito de Arte e Cultura.


Muitas são as variações utilizadas para conceituar Artesanato
, quase todas redundam ou ficam muito parecidas. Etmologicamente a palavra Artesanato vem do Latim ARS = Arte Técnica,de onde originou-se a palavra Artista. Um conceito bem definido vem de Artes+Ato(ação), dai artesão. Ou ainda Artes+Nato(Nativo,popular). O Artesanato é o produto da criação artística do artesão. O conceito que uso para artesão é aquele que possui habilidade técnica, conhecimento e capacidade para transformar materiais variados em arte de acordo com a sua inspiração. Como o assunto é profundo, vamos então definir também o conceito de Inspiração que é a idéia que motiva o artista a criar.A história do Artesanatodista desde o período Neolítico(6.000 A.C.)onde já se utilizava cerâmica para confecção de utensílios de cozinha(panelas e pratos)e fibras para confecção de vestes. Os indígenas são exímios artesãos. O artesanato está de tal forma ligado a cultura tradicional dos povos, tão presente na evolução da história humana que até hoje algumas técnicas são semelhantes ao que se praticava no passado. Trabalhos rústicos, verdadeiramente artesanais pode ser encontrado em várias tribos brasilieras e de todo o mundo. Cocares, adoros, colares, totens, atés os tão difundidos piercings e alargadores de hoje já eram utilizados artesanalmente pelos índios. Voces podem notar que não conceituei Artesanatoutilizando o termo "arte manual" por perceber que feito isso eu estaria excluindo do conceito todos os exímios artesãos que utilizam a boca e os pés para produzirem seus trabalhos por não possuírem os membros superiores. A Arte é o produto da criação do artista e de forma alguma deve ser conceituada pela referência de uso de
as suas ferramentas, que são o corpo e a mente. Artesanato não é unicamente um produto artístico manual, também o é, mas não exclusivamente manual o que torna qualquer conceito expresso desta forma forma como inconsistente. Um artesão é todo indivíduo capaz de enquadrar-se neste conceito, que possa ser exímio no uso das ferramentas(Mente, corpo, instrumentos e matéria prima). Assim teremos a seguinte equação: Idéia, Habilidade, Técnica e Base. Uma artesã de bonecas por exemplo: Ela geralmente tem a idéia antes de selecionar o material a ser usado para a confecção da peça. Ela mescla cores, vestuário, costumes, motivos, tudo isso na mente e com conhecimento técnico,habilidade e competência, ela dá formas para suas obras. Assim também o faz o Oleiro, o Ourives, a Bordadeira. Bem, o assunto é extenso e vou ficando por aqui, deixe seu comentário abaixo e poderemos continuar este tema em nova postagem.

Por Tony Casanova - Direitos Autorais e de Copyright reservados ao autor.

Se voce gostou desta matéria, visite o Blog Artesanatos
Se gosta também de mensagens para compartilhar no facebook
Siga o poeta Tony Casanova no Twitter
Siga Roda Cultural no Twitter
Siga-me no facebook
Curta a Fan Page Roda Cultural

Um comentário:

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.