O que é um prêmio?


O que é um prêmio?
Literalmente um prêmio é a recompensa que se recebe pelo esforço destacado durante uma competição, mas prêmio também pode ser um bônus por uma ação realizada, por um bom desempenho ou mesmo por uma ideia que se teve. O primeiro prêmio garante um lugar de destaque, honrarias e visibilidade e é por isso que geralmente se persegue tanto o primeiro lugar. Eu utilizei de propósito o verbo "perseguir" para enfatizar o desejo de tantos pelo primeiro lugar porque é o que mais se aplica. Muitos chegam a querer tanto, valorizar tanto o primeiro lugar que esquecem de fazer os esforços necessários para alcançá-lo. A super valorização do prêmio é tamanha que desvaloriza-se todo sacrifício feito anteriormente para conquistá-lo.
Se passarmos a vida intentando o primeiro lugar sem nos preparamos para esta posição teremos uma vida de amarguras, de decepções e tristezas. Sempre que falharmos em nossas intenções teremos uma frustração que nos abaterá. O primeiro lugar deve ser o almejado sim, mas o importante da competição é estar preparado para ela. Ainda que cheguemos em último deveremos ter o orgulho aceso de quem conseguiu manter-se na disputa. Observe que nem todos participam, mas você está ali, pronto a conquistar um lugar de privilégio. Independente de quão valioso possa ser o prêmio, valor maior você encontra em competir. É o competir que te conduz á vitória, sem esta opção você não vai a lugar algum.
Em resumo Todos nós devemos intentar o primeiro lugar, é saudável, mas precisamos respeitar os que já estão conosco na disputa. Devemos vê-los como companheiros de batalha. Jamais tratá-los como inimigos, mas respeitá-los como adversários. A vida nos impõe desafios que devemos vencê-los, superá-los. Entenda que nossa maior barreira somos nós mesmos que erguemos. Nossa luta é contra as nossas próprias vontades. Se soubermos lidar conosco saberemos lidar com qualquer pessoa.

Texto de Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Tony Casanova - All Right Reserved.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.