Força, fé e coragem.


O ônibus seguia vencendo o asfalto da rodovia que parecia não ter fim, meus olhos porém, estavam presos à paisagem que via pela janela. Observava aqueles campos desnudos, um misto de arbustos verdes e marrons, muitos galhos secos. Aqui e ali via uma carcaça de boi estirada no chão de alguma propriedade. Vi algumas pessoas andando apressadas com baldes à cabeça em suposta busca de água. A visão era triste, as pessoas no entanto eram alegres. Brincavam e sorriam. Conversavam como se aquele inferno não existisse. Ali para eles era o céu, apesar de todos os problemas com a falta d'água, de emprego, de dinheiro e comida.
Logo a frente vi um rebanho de cabritos sendo tocado por um garotinho. Lá se iam por uma estradinha de piçarras. Pelo visto seguiam em busca de pasto verde e presumi que andariam muito devido a paisagem que eu conseguia ver lá na frente. Á margem da rodovia algumas mulheres a até crianças ofereciam produtos da região. Eram raízes como mandioca, batata-doce e também grãos como milho e feijão. Jacas, mangas e cocos também eram oferecidos ali.
Vendo tudo aquilo, pensei em como eu, nascido em uma capital, achava a vida tão difícil enquanto aquelas pessoas que ainda viviam à luz de velhos candeeiros, água de açude e comprando fiado em quitandas eram tão felizes. Quanto paradoxo! Eles vivem distantes dos Shoppings Centers, dos grandes centros comerciais, das luzes, do barulho e simplesmente vivem. Alegres, saltitantes e felizes.
Segui viagem matutando e conclui que a felicidade não está nos bens, no status, no glamour, mas dentro de nós. Na aceitação das nossas próprias condições e na coragem que temos de enfrentar as adversidades. Não senti pena daquele povo. Também não desejei a eles a vida que eu levo na capital, pelo contrário; desejei a vida deles para mim. A sua coragem, sua força e determinação. Sinto uma imensa verdade na vida do homem do campo quando chega em sua casinha humilde e reza agradecendo a Deus por suas conquistas. Adormeci olhando a paisagem e o povo, sonhei-me vestido como aquela gente, enxada ás costas e capim preso nos dentes, sorrindo o melhor sorriso caipira que consegui.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização prévia do autor, sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Brazilian Written Tony Casanova – All Right Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.