Nordeste - Um gigante brasileiro.


O Brasil é um dos mais belos pedaços de terra do planeta com sua geografia coroada de nuances encantadoras, fauna e flora riquíssimas. O Oceano Atlântico, este gigante que nos banha de Norte a Sul, é responsável por uma das mais diversificadas fontes de vida animal e vegetal do mundo. Mas não é só de Oceano que vive o Brasil, existem rios como o Amazonas e Rio São Francisco, verdadeiros mares de águas doces, que são de vital importância na conservação e preservação da Biodiversidade brasileira. Estes rios abastecem as centrais de tratamento e fornecem água potável para as regiões Norte e Nordeste, além de conterem enorme parte da Fauna e da Flora do Brasil. Falei de Brasil agora vou falar um pouco de um pedacinho aconchegante do nosso maravilhoso País:

O Nordeste.

Maranhão. Piaui. Rio Grande do Norte. Paraíba. Pernambuco. Alagoas. Sergipe. Bahia. Estes são os Estados brasileiros que compõe a região Nordeste do País. Conhecido como a primo pobre de outras regiões, até hoje o Nordeste enfrenta preconceito e discriminação oriundas de Regiões que tiveram uma participação Econômica mais promissora na História do Brasil, mas isso não apaga o valor da luta deste povo aguerrido e cujas contribuições diversas, tornaram possíveis os sonhos da burguesia na época do Brasil Colonial. Ainda vivemos o período onde a mão-de-obra nordestina é vastamente explorada no Sul e no Sudeste, mas o Nordeste ganhou respeito do Brasil e do mundo através das suas tradições culturais, da sua música, do fortalecimento da Indústria e do Comércio e principalmente da Produção Agrícola. Um País dentro de outro. O potencial turístico e as belezas naturais do primo pobre passaram a ser vistas e visitadas por admiradores Europeus. Praias, Dunas, Serras e Cachoeiras, Manguezais, enfim, todo o encanto nordestino começou a aflorar com o crescimento desta região menina. Uma princesa jovem que aos poucos vai enchendo os olhos dos visitantes.

A preservação.

Assim como tudo que se via na época do Brasil Colônia, no Nordeste não foi diferente. O Progresso e a ganância, a corrida pelo luxo e o status não pouparam paisagens e destruíram grande parte da Fauna e da Flora, Rios foram poluídos ou simplesmente sumiram, serras desapareceram para dar lugar a luxuosos Flats, Praias foram aterradas, Montanhas foram removidas e dunas planeadas. A contabilidade disso tudo é ínfima em termos de valores materiais, diria até que o progresso beneficiou muita gente da região, mas se observarmos quanto perdemos da Biodiversidade, do Meio-Ambiente, Fauna e Flora o valor é incalculável! Jamais teremos de volta tudo que destruímos!

A Política.

Infelizmente nossas autoridades, digo não só as atuais, mas todas as passadas também, falharam nas suas funções de preservação do Meio-Ambiente. Não foram criadas políticas fortes de preservação e o que foi criado não foi cumprido. Esbarramos na gangorra política da falta de vontade e do jogo de interessas e o máximo que fazemos é investir na criação de Leis que não serão fiscalizadas, respeitadas e muito menos cumpridas e enquanto isso, regiões inteiras como o Nordeste, vão sumindo aos poucos, perdendo sua beleza e riqueza natural.

Texto de Tony Casanova - Todos os Direitos Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2104 By Tony Casanova - All Right Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.