Blog l O que é e para que serve?


Blog+O+que+é+e+para+que+serve
O uso dos Blogs no Brasil mudou consideravelmente na última década. Assim que surgiram, os Blogs tinham poucos interesses coletivos e apenas alguns usuários aventuravam-se a utilizá-los. As plataformas eram complexas e os recursos eram mínimos. Apesar disso, muitos adolescentes começaram a usar os Blogs como diários eletrônicos e foi exatamente para isso que os Blogs foram criados.O termo Blog, Contração do termo original Inglês Web Log , foi uma criação de Jorn Barger em 1997, que mais tarde em 1999, Peter Mertholz, criador do Blog Peterme.com abreviaria para Blog ou Blogue, como falamos. O Blog original representaria um espaço na Web que servisse de Diário Eletrônico destinado a cronologia de histórias ou acontecimentos pessoais. Com a massificação do uso dos Blogs no mundo, seu uso deixou de ser estritamente para eventos pessoais e muitos passaram a ser usados para os mais variados fins como Notícias e Informação, e Entretenimento. A chegada de profissionais de diversas áreas obrigou as plataformas a evoluírem para que pudessem adaptar-se aos novos conteúdos. Uma importante Blogosfera afirma ter levantado em 112 Milhões a quantidade de Blogs existentes no Internet, óbvio que este número cresce a cada dia.
Os Blogs são hoje uma importante ferramenta para Artistas, Jornalistas, ONGs e até mesmo Políticos, mas basicamente todas os segmentos profissionais utilizam esta plataforma como ferramenta de veiculação de conteúdos. Não foram só os usuários que mudaram, mas a qualidade das postagens também mudou e mudou tanto que aventaram informações de que uma Lei obrigaria os Administradores de Blogs a serem formados em “Jornalismo”. Esta Lei é mais um Marketing político e um absurdo Judicial que fere a própria Constituição Nacional. Talvez elaborada extra-oficialmente por um grupo político que sentiu-se atingido ou perseguido por blogueiros e suas notas. Ainda que a suposta Lei fosse Sancionada, todos os blogueiros já existentes teriam preservados seus “Direitos Adquiridos e Assegurados” Constitucionalmente. Não se pode apagar um fato que é a Liberdade de Expressão Constituída e exercida pelos Blogueiros utilizando-se para isso uma Lei que lhes revogue os Direitos Adquiridos.
Talvez este cidadão ou estes cidadãos, políticos ou seja lá o que forem, tenham esquecido de que mexer com Blogueiros é como brincar com casas de vespas. Para calar a classe Blogger seria preciso mais que exigir através de uma Lei absurda, que eles tornem-se “Jornalistas” ou possuam nível superior, seria preciso tirar a Internet do ar. Os Blogueiros hoje detém mais audiência que todas as emissoras de TV juntas e movimentam a opinião pública não com matérias pagas ou artigos de marketing político disfarçados, eles falam a língua do povão, sem rodeios, mentiras ou rabos-presos. Para Blogueiros não há Redatores Chefes, telefonemas em meio a matéria sugerindo a retirada da pauta, não há propina, favorecimento ou corrupção, eles escrevem suas opiniões pautadas no que pensam, sem influências de A ou B.
No fascinante mundo da Internet, os Blogs vieram para ficar e hoje são a maior e mais importante ferramenta de divulgação da Web. Usado por anônimos e celebridades, profissionais autônomos e liberais, empresas e artistas, os Blogues garantem a publicação de notícias, informações e arte.

Texto do Escritor e Blogger Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, divulgação de qualquer espécie ou reprodução em qualquer meio do todo ou parte dele sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.