Tumblr - O Universo de uma Rede Social. [Tony Casanova].


"Conhecendo melhor o Tumblr."


O Tumblr é uma gigantesca plataforma de blogging onde usuários podem agregar fotos, vídeos, textos, links, citações e aúdios. Uma Rede Social criada em 2007 pelo Americano David Karp, que alcançou marcas surpreendentes de usuários, chegando a contabilizar em Maio de 2011, cerca de 4,2 Bilhões de publicações e com 19 Milhões de blogs criados. em Junho do mesmo ano,com a mudança da Dashboard que ganhou novas funcionalidades e novo design, novos usuários começaram a aderir a nova rede social. Tamanho sucesso fez com que a rede social alcançasse a marca de 10 Bilhões de posts que foi comemorado com uma chuva de confetes na Dashboard, fato registrado no Youtube. A repercussão atraiu os olhares da gigante Yahoo que comprou o Tumblr por cerca de US$ 1,1 Bilhão em Maio de de 2013. *Fonte Wikipédia.
Sucesso imediato entre os adolescentes do mundo inteiro, o forte do Tumblr (Lê-se Tâmbler) são as fotos, mas também há um grande número de citações e textos, gifs e aúdios. Inicialmente a rede social caiu no gosto dos mais jovens que até hoje predominam nas Dashboards, mas atraiu também a atenção dos fotógrafos, escritores, cineastas, arquitetos, pintores, enfim é possível dizer que há por ali um grandioso encontro de artes e artistas. Para aqueles que estão chegando e ainda não estão habituados ao ritmo, vamos conhecer alguns termos mais usados por lá:
- Reblogue ou Reblogar - Trata-se de enviar a postagem da sua Dashboard para o seu blog. O mesmo que compartilhar. Para reblogar você precisa clicar no ícone das chaves "[]" invertidas que fica logo abaixo do post, á sua direita.
- Curtir ou Gostar - Para esta ação basta clicar no ícone do coração que fica logo abaixo, á direita da postagem.
- Para contatar um usuário que você segue coloque o cursor em cima do ícone com a foto dele(a) e clique no menú de opções para " fazer uma pergunta pública" , "enviar uma mensagem de fã privada" , "enviar um arquivo" (caso o recebimento esteja habilitado pelo usuário) ou até mesmo bloquear o usuário.
- Em algumas postagens você notará um pequeno balão á direita,logo abaixo do post que indica que você poderá fazer perguntas sobre aquela postagem.Vale lembrar que este ícone só aparece quando o autor do post o habilita para outros usuários.
- Para quem é novo por lá, antes de sair adicionando todo mundo vale a pena saber sobre o que estes usuários postam para não deparar-se com postagens contendo imagens pornográficas ou com referência á armas e drogas, já que os conteúdos são livres e de responsabilidade daqueles que postam, cabendo a cada um filtrar o que deseja ter na sua Dashboard.
- A famosa Dashboard é a sua página inicial que atualiza os conteúdos postados por você e os usuários que você segue. Reblogar significa que você enviará o conteúdo em modo de compartilhamento para o seu blog e ele será visto por aqueles que te seguem.
- O Tumblr possui interação com quase todas as redes sociais como Facebook, Flickr, Google+, Twitter, Linkedin, Instagram, YouTube e outras, basta que você habilite o compartilhamento indicando seu nome de acesso a cada uma. Lá são oferecidos diversos temas ou themes como são conhecidos. É possível mudar praticamente tudo em seu blog, basta escolher um dos templates disponíveis que podem ser grátis ou mesmo pagos.
No mais o Tumblr é uma excelente opção para quem deseja compartilhar conteúdos e interagir com outros usuários. A riqueza de imagens é impressionante e é possível encontrar imagens e conteúdos para todos os gostos. Para abrir a conta é fácil e rápido, basta digitar e-mail e criar uma senha, depois é só escolher seu templates e arrumar a casa como desejar e começar a postar.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova. All Rghts Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.