Facebook versus Tumblr - Duelo de titãs. [Tony Casanova]


Desde a época do extinto Orkut, Rede Social que pertencia a Google Corporation, que temos visto surgir novas Redes, cada uma com a promessa de ser melhor que a outra. Na verdade o que levou o saudoso Orkut á falência foi a inclusão de diversos aplicativos, mudanças frequentes na Dashboard e nos profiles. Com os aplicativos vieram os hackers e seus infinitos arquivos maliciosos que acabavam por roubar as senhas e consequentemente as contas dos usuários. O que seria uma tentativa da Google em monetizar o Orkut, revelou-se um desastre que levou á morte a Rede Social. Hoje com o Google+ a gigante resolveu mudar suas estratégias e pegar leve com aplicativos e comerciais na Rede, o que obviamente vem dando certo e o G+ vem crescendo a olhos vistos. Agora Mark Zuckerberg, proprietário da Rede Social Facebook e sua equipe vem cometendo os mesmo erros da Google no passado. Tentando monetizar o Facebook, Mark vem inserindo cada vez mais marcas comerciais e permitindo aplicativos como os jogos. Anteriormente o Face já havia fracassado na inserção de aplicativos e sofreu uma avalanche de tentativas hackers contra as contas dos usuários. Retroagiu, mas infelizmente avançou na ideia e tudo continua como antes. As mudanças desde a criação da linha do tempo, são frequentes e causam irritação até ao mais comportado dos usuários. Os convites feitos por amigos para aderirem aos jogos também são uma causa de irritação, sem falar na entrada involuntária de usuários em grupos que ele sequer sabia da existência. Famoso pelo "peso" do seu feed de atualizações, o Facebook agora "obriga" ao usuário a assistir vídeos que iniciam automaticamente.
Os produtores de conteúdo reclamam das frequentes tentativas de inserir o usuário dono de página em seu programa de Adword e acusam o Facebook de não permitir a divulgação maciça de uma página além das mil curtidas. Além das mudanças frequentes nestas páginas, a Rede Social não possui Adsense, o que leva o usuário que produz a buscar outras alternativas como a Google Adsense. No início o Facebook era a menina dos olhos de todos, mas infelizmente a ganância capitalista levou a Rede a um caminho perigoso e que fatalmente culminará com a saída de muitos usuários. Esta migração já está acontecendo e quem está ganhando com isto é o Tumblr, Rede Social adquirida pela Yahoo e o Google+ que vem acumulando um aumento expressivo de usuários. Outro fator que tem causado o êxodo no Facebook é o comportamento dos seus usuários que mesmo após a passagem das campanhas políticas mantém a trivialidade do assunto, que além de indigesto, tem rendido discussões desnecessárias e insatisfação naqueles que preferem a Rede Social para lazer e diversão. O Tumblr através dos seus usuários tem se mostrado uma Rede mais sociável, sem as apelações dos vídeos iniciando a todo instante e mesmo sendo uma Rede de compartilhamento mais voltada ás imagens, sua Dashboard tem um peso excelentemente menor que o da concorrente. Outra vertente é o chamado compartilhamento que inexiste no Face, mas no Tumblr é uma prática comum; se o usuário gosta do seu posts, imediatamente ele é compartilhado. As conversações são mínimas e o número de usuários passa de um bilhão, sendo fácil adquirir novos seguidores. Acredita-se hoje que o Tumblr seja a segunda Rede Social mais usada depois do Facebook e o duelo destes titãs não cessa. O que se sabe é que o Tumblr cresce vertiginosamente e o Facebook está fadado a tornar-se um novo Orkut, tendo futuramente, o mesmo fim do seu rival no passado.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Seguidores do Google