Informática - Saiba mais sobre Antivírus e Firewall. [Tony Casanova]


As vezes usamos um equipamento, mas pouco entendemos do seu funcionamento. Somos leigos no uso e sentimos dificuldades com alguns termos. Hoje iremos aprender alguns coisas importantes sobre Informática e que muitos usuários não sabem. Vamos começar nos situando em relação a alguns termos comuns como a definição de usuários. Existem dois tipos de classificação para usuários de computadores; Aquele que se denomina apenas “Usuário” e o “Usuário Avançado”. Vamos conhecer melhor estas classificações:
Usuário – Aquele que apenas faz uso do equipamento, mas desconhece suas configurações e termos comuns. Resume-se a apenas utilizar a máquina sem promover nela grande modificações. Não possui conhecimento técnico e encontra-se no nível 0 de uma escala de quatro níveis.
Usuário Avançado – Aquele que possui algum conhecimento a respeito de configurações e ajustes necessários para a manutenção e desempenho do equipamento. Não é um leigo e possui prática e conhecimento consideráveis para resolver problemas e fazer reparos nos Softwares (Aplicativos).
Agora que já sabemos dos dois primeiros níveis, os outros dois são Nível Técnico e Superior. O Técnico pode ser dividido em Tecnologia da Manutenção e Infra-estrutura e Tecnologia de Programação Lógica ou Lógica da Computação. O Superior refere-se à Ciência da Computação. São os níveis profissionais da Informática.
Vamos nos voltar aos que são apenas usuários e explanar sobre termos que muitos deles não dominam ainda. Especificamente vou explicar dois termos super importantes para qualquer usuário. Usarei uma linguagem simples e informal para que possam entender.

O Firewall - Traduzindo para o nosso Português significa porta corta fogo. Ele é uma das “Autoridades” do Sistema Operacional e tem “Privilégios” de policiar, ou seja, fiscalizar entrada e saída de dados. No computador existem portas que servem para receber ou enviar dados facilitando assim a comunicação entre o seu equipamento e os demais integrados na Rede Mundial de Computadores (World Wide Web). A função do Firewall é fazer a verificação dos dados que trafegam nestas portas, evitando assim o roubo de dados. Ao localizar uma movimentação suspeita, fora dos parâmetros de segurança ele fecha esta porta evitando que o tráfego prossiga. Desativar o Firewall é colocar seu equipamento em risco, portanto é muito importante possuir sempre um Firewall e mantê-lo em funcionamento. Hipoteticamente imaginemos a sua residência. Você controla quem entra ou quem sai e não permitiria a entrada de intrusos ou desconhecidos para evitar surpresas desagradáveis. Assim age o Firewall; ele evita surpresas no seu equipamento.
O Antivírus – Este Software representa a “Polícia” do seu computador. Ele também é uma “Autoridade” do Sistema Operacional e tem privilégios de atuação como excluir arquivos, pastas, modificar conteúdos, criar pastas de quarentena e enviar para lá os arquivos maliciosos capturados no computador. Para um funcionamento perfeito e satisfatório o Antivírus precisa estar atualizado e sempre ligado. Em geral todos os Softwares deste tipo possuem a chamada “Proteção em Tempo Real” que é a varredura constante do Sistema enquanto você estiver usando. O escaneamento é a varredura de arquivos e pastas existentes no PC para verificação de vírus e arquivos corrompidos ou inúteis. Durante estas varreduras de escaneamento o Antivírus procura Malwares, Trojans,Worms, Adwares, Keyloggers e Rootkits que são aplicativos maliciosos que podem causar danos ou roubar informações.

Em hipótese alguma o Firewall ou o Antivírus devem ser desligados ou desinstalados do seu computador. Jamais utilize a máquina se ela não possuir estes dois Softwares, do contrário seu equipamento poderá sofrer danos como as contaminações ou corrupção de arquivos importantes para seu funcionamento.

Texto Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.