O universo das emoções. [Tony Casanova]


Incrivelmente a Ciência associada a Tecnologia tem conseguido desvendar inúmeros mistérios relacionados a diversas áreas estudadas. Foi assim no campo das comunicações que culminou com a criação da Internet, esta maravilhosa e útil ferramenta, no campo da medicina, da biologia, da astronomia, enfim grandes avanços foram observados na Ciência, mas existe um destes mistérios onde a poderosa Ciência ainda tateia. Trata-se uma máquina complexa, muito bem elaborada e de incrível funcionamento. Algo que talvez nenhuma Ciência consiga desvendar, nem neste século ou nenhum outro. O Ser Humano é até hoje um mistério para si mesmo, não porque seu corpo não tenha sido minuciosamente estudado, seus órgãos, vísceras, tudo no homem foi pesquisado pela Ciência, mas apenas o corpo foi conhecido. O que mais intriga a Ciência em relação ao ser humano é a sua mente.
Quantos enigmas cabem na mente humana? E suas emoções, como funcionam? É verdadeiro deduzir que é mais fácil ao Homem desvendar segredos do universo que os mistérios da sua própria alma. A mente e suas emoções são os universos mais fechados ao homem que qualquer outro. Como pode um Ser tão colossal e magnificamente racional viver em luta contra seus próprios instintos? A Ciência obviamente estagnou na primeira esfera humana, aquela que rege seu universo físico, mas ainda restam as emoções e a as razões humanas. Dentro deste século o corpo físico do Homem é a predominância e os desejos e sensações ligadas ao corpo são cultuadas de forma generalizada. Como explicar esta explosão de atividade na primeira esfera humana? Para entendermos e chegar à resposta desta pergunta, vamos conhecer melhor as esferas;

A Estrutura Física. Também conhecida como corpo e que corresponde a massa corpórea humana e seus componentes como pele, sangue, ossos, cabelos e pelos, enfim tudo que se refira a parte concreta e visível do Homem. Os religiosos também denominam de “Carne” conforme várias citações Bíblicas. O corpo para permanecer em sua dinâmica e ter funcionamento perfeito necessita de alimento e manutenção. Entre as funções do corpo estão a produção de substâncias que mantém sua proteção e mesmo seu funcionamento em equilíbrio. É no corpo que residem os nossos desejos físicos, sensações, o prazer.
A Estrutura Emocional. Esta é a primeira parte cuja dimensão não é física. Ela não está visível aos olhos, mas é bastante presente na vida humana além de ser muito importante para ela. Nesta estrutura encontram-se as paixões do Homem. Seus desejos e anseios estão contidos nesta esfera.
A Estrutura Racional. É a parte onde se concentram as razões humanas. Também conhecida como Juízo, nesta esfera estão os pensamentos, as ordens de comando e todo o controle e domínio do homem. É uma espécie de Centro de Controle Humano de onde partem as ordens e vozes de comando.

Estas estruturas são a base de todo ser humano e a razão pela qual estamos vivendo uma explosão da primeira esfera deve-se ao fato da mudança de hábitos e costumes deste século. A própria Tecnologia contribui para isso através das Mídias onde o apelo pelo físico é predominante. Como Seres facilmente condicionáveis, passamos a viver a cultura dos corpos, tornando evidente a primeira esfera. O homem é um mutante natural e se adapta ás condições que encontra, desta forma quando um comportamento se repete em série, nos tornamos parte dele e passamos a adotá-lo como padrão.

Texto do escritor brasileiro Tony Casanova . Direitos Autorais reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor, sob pena de infração ás Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos Autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.