Telenovela Império - Téo Pereira. Quando um blogueiro dá exemplos. [Tony Casanova]


Quem acompanha a novela Império com certeza tem visto as peripécias do blogueiro Téo Pereira, um personagem cheio de bordões que acrescenta pitadas de bom humor à telenovela. Para o personagem, interpretado pelo ator Paulo Betti , o escritor Aguinaldo Silva captou bem a essência do blogueiro brasileiro, principalmente em um dos bordões mais conhecidos do Téo; “Cliques, cliques e mais cliques”. Esta obsessão pelos tais cliques não é fictícia, ela faz parte do universo dos nossos blogueiros. Uma outra faceta mostrada na trama é o desejo que o blogueiro tem de ser reconhecido como “Jornalista Sério” e conquistar o reconhecimento público. No início de Império, Téo ganhou fama fazendo fofocas e transformando a vida de outros personagens em um inferno. Ele revelava segredo, inventava notas, insinuava outras, esta certamente não é uma regra geral, mas a verdade é que vários blogueiros fazem da mesma forma.
Uma ação desastrosa do blogueiro foi quando ele, na tentativa de tirar do armário a “Claudete Hétera”, apelido venenoso que Téo conferiu ao personagem Cláudio Bolgari, vivido pelo ator José Mayer, pelo seu passado homo-afetivo, alardeou a sexualidade passada do Promotor de Eventos e o caso foi parar na justiça. Perdida a questão e após um chilique na frente da Juíza do caso, Téo recebeu voz de prisão por desacato e tornou-se assunto principal para vários Jornalistas e blogueiros. Ali sua vida começou a mudar e a partir dai ele começa a ganhar ares de um blogueiro menos espalhafatoso e mais preocupado com a checagem de suas fontes. Tempos depois recusou uma oferta em dinheiro do seu informante, o vilão Maurílio, personagem do ator Carmo Dalla Vecchia, fato que surpreendeu a todos. Finalmente surgia a Ética do blogueiro. No capítulo de ontem, após ligar para a esposa de Cláudio e saber que ele estava entre a vida e a morte, precisando de sangue tipo O- , cujo hospital estava com deficiência por ser um tipo sanguíneo raro, Téo utilizou seu blog para convocar seus leitores para fazerem doações ao banco de sangue. Surgiu a utilidade pública e cidadã do blog.
Inicialmente Téo Pereira era uma figura patética, desesperada e solitária que possuía como única companhia a sua colaboradora, a recém-formada em jornalismo Érika, personagem da atriz Letícia Birkheuer, que sempre foi tratada como repórter e abastecia o famigerado blogueiro com notícias. Talvez a ele, os tais “Cliques” representassem a companhia dos leitores muito mais que um reconhecimento pessoal. Após alguns fatos o blogueiro que nunca recebia visitas em casa, pelo menos não de forma pacífica e amigável, passou a receber colaboradores e quase todos os personagens da telenovela já o visitaram. Téo adquiriu respeito popular e passou a ser tratado como jornalista. Téo que antes publicava apenas fofocas e nunca checou fontes, agora mesmo com as provas documentadas, pensa antes de fazer a publicação. Surgiu a responsabilidade do blogueiro.
Talvez muitos que estejam fora do universos dos blogueiros assistam a telenovela e ao deparar-se com as peripécias do Téo, deem risadas, mas quem é blogueiro sabe que ali há muito de realidade. Há também a evolução demonstrada nas ações e os resultados que ficaram evidentes para o personagem. Respeito, Ética, Responsabilidade e Cidadania são fatores que influenciam os resultados, constroem a imagem e demonstram o caráter de um blogueiro. Para aqueles que fazem blogs como se brincassem, fica o recado deixado na telenovela; O assunto é sério e deve ser levado a sério. A presença de uma jornalista ao lado do Téo não é atoa. Como se costuma dizer em Redes Sociais #FicaaDica. Curuzes quereeeedos!


Texto do escritor brasileiro Tony Casanova . Direitos Autorais reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor, sob pena de infração ás Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos Autorais.

2 comentários:

  1. Apesar de não acompanhar a novela achei muito interessante o perfil deste personagem, e realmente há muito da realidade do universo dos bloggers neste texto... Me parece que o tal Téo compreendeu que ser ético firma o blogueiro no cyber espaço e o torna mais respeitado e admirado. Duas fases de um mesmo personagem... Muito bem colocado ... Fechamento perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Essa novela é muito boa mais cheio de coisas de assustar mesmo mais o bom mesmo nessa novela é o Theo adoro ele kkk bjinhos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.