Os três fatores decisivos nos sonhos. [Tony Casanova]


A natureza humana é coroada de sonhos desde o início dos tempos, sonhar faz parte da racionalidade e o ser humano é um eterno sonhador. Falo de sonhos, mas não os triviais, estes que vivemos enquanto dormimos e sim aqueles que sonhamos enquanto acordados. São os nossos desejos, sempre renováveis e que movimentam as nossas vidas. Hoje eu vou falar um pouco dos três pontos básicos para a realização destes desejos; O desejo, as Meios e a Mobilização.
“Sonhar sonhos é bom, realizar sonhos é melhor.” Ouvi esta frase durante um curso que fazia e achei bastante interessante a citação. Ela encaixa-se perfeitamente no nosso tema “Os três fatores decisivos dos sonhos” e ilustra muito bem a explanação do assunto. Nesta ordem, veremos a definição de cada passo decisivo para tornar possível a realização de um sonho:

O Desejo – Todo sonho inicia-se pela mente, pelo desejo que se sente pelo inalcançado. Devagar vamos juntando peças e construindo um objetivo e a este objetivo denominamos de sonho, na verdade um apanhado dos nossos desejos de melhorar nossa vida através daquela conquista.

Os meios - Eles representam o planejamento que temos que usar para conseguirmos alcançar nosso objetivo. Fazem parte dos meios todas as ações, os recursos, o modo e o tempo que iremos empregar nesta conquista. Todo objetivo requer previdência, sem ela não é possível driblar os prováveis obstáculos que poderão surgir. Traçar planos é muito importante para se obter êxito.


A Mobilização – Esta é a parte mais importante dos sonhos. Lembra da frase “Sonhar sonhos é bom, realizar sonhos é melhor?”, pois é, ela entra bem nesta parte do tema porque retrata exatamente a Mobilização de quem sonha, de quem tem objetivos ou metas a cumprir que é essencial para os resultados. Enquanto continuarmos sonhando seremos apenas sonhadores, mas se quisermos realmente realizar sonhos precisamos nos mover, colocar em prática todo planejamento que fizemos. Ou agimos desta forma ou seremos eternos sonhadores e nossos objetivos não sairão das nossas mentes.

A melhor maneira de conquistarmos algo é sendo dinâmicos, saindo da inércia e procurando tornar possível nosso objetivos utilizando os meios disponíveis. Em geral todo objetivo exige esforço, dedicação, tempo e em muitos casos recursos. É preciso muito afinco para alcançar um objetivo dependendo do tamanho do teu sonho. Já ouvi muitas pessoas falando em “sonhar grande, sonhar alto”, mas vale lembrar que não podemos confundir sonho com loucura. Podemos sonhar com aquilo que quisermos, mas precisamos avaliar se nossos sonhos são realizáveis ou se passaremos a vida inteira a persegui-los. Dentro do nosso planejamento devemos traçar como meta o tempo de realização deste sonho, em quanto tempo pretendemos alcançá-lo. Depois do tempo precisamos saber se temos recursos para tornar este sonho possível ou como iremos conseguir estes recursos caso não tenhamos. Tais planejamentos irão nos revelar se podemos seguir com o sonho ou traçar novos objetivos. Me despeço com um forte abraço e agradeço por tua visita, até a próxima.

Texto do Escritor brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual. O uso da presente obra sem respeito aos créditos devidos ao autor incorrem em Crime de Plágio.

Um comentário:

  1. Este texto fez-me lembrar de meu avô que não cheguei a conhecer, mas ouvia a história popular na família. Ele planejava o local onde faria seu quarto na casinha de Pau-a-pique em um terreno que nem mesmo lhe pertencia... E reforçava que colocaria uma porta, passaria a chave e colocaria no bolso pra ninguém mais ter acesso... Bem, não é filme, então... Foi um sonho até planejado, envolveu até certa mobilização, mas como bem posto não foi observado se era um sonho realizável... E naquele período realmente era impossível... Mas ficou a semente... A semente do sonho não foi tão boa quando se pode julgar... Por cá, sempre que alguém se põe a sonhar faz-se o abrulho da fechadura que meu avô fazia (Querrenche) para demonstrar que não se deve sonhar "alto" sonhar "grande" ... Quem consegue romper esta barreira sonha, planeja, move céus e terra, realiza e continua sonhando sonhos possíveis... Excelente texto!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.