Música | O que é viver de arte no Brasil. | Tony Casanova

O sucesso é a meta de várias pessoas, principalmente daqueles que estão no meio artístico. Há inda quem acredite que viver de música no Brasil é fácil, mas engana-se quem pensa assim. O caminho a ser percorrido até o sucesso é longo, árduo e muitas vezes cheios de sapos para engolir, por isso quem hoje faz sucesso no meio artístico tem consciência daquilo que falo. O esforço para alcançar a notoriedade é diretamente proporcional a estatura que se deseja chegar; quanto maior o sucesso que se deseja, maior a quantidade de espinhos que se terá pela frente para conquistar este objetivo.
Quem se aventurou a trilhar os caminhos da fama e reconhecimento nem sempre obteve êxito, por isso muitos artistas ficaram pelo caminho sem nunca terem sido reconhecidos. Analisar a carreira artística dos grandes nomes da música hoje e achar que eles não tiveram que engolir muita corda para vencerem é estupidez. Só Deus sabe o que acontece nos bastidores de grandes produções além de todo trabalho que se tem para montar um show, mas ás vistas de quem observa de longe parece fácil. Nada é fácil no mundo artístico, nada!
Em volta do sucesso há todo um processo a ser executado e aqueles que não fazem parte desta engrenagem, fatalmente irão ficar pelo caminho. Talvez o mercado musical seja uma das mais difíceis atividades para se administrar e aquela que exige maior habilidade de cada profissional envolvido. Para fazer um show dar certo, não é só a banda e os vocalistas e bailarinos, mas é necessário todo um aparato profissional para cuidar de cada detalhe exigido antes, durante e depois do show. Isso porque estamos falando da equipe direta de trabalho sem citar naqueles que trabalham indiretamente ligados ao evento.
Um dia destes, não lembro bem os detalhes como data e emissora ou mesmo quem entrevistou a cantora Ivete Sangalo e perguntou-lhe porque seu show custava R$ 650,000,00 (Seiscentos e Cinquenta Mil Reais). De maneira bastante serena e tranquila, com seu jeitão baiano de ser, Ivete respondeu que não trabalhava sozinha, havia todo pessoal da sua equipe, deslocamento, contratações de terceiros, hospedagem, alimentação , enfim uma série de despesas que precisavam ser cobertas e cuja soma resultava naquele valor. Ora meus queridos leitores, ainda houve quem pensasse, diante do valor considerado alto para o show de uma cantora como Ivete Sangalo, que ela só tinha os músicos da banda para pagar. Mediocridade!
Montar uma estrutura de palco, com efeitos de luz, canhões de lazer, estrutura de som, abrigo, enfim o ambiente de apresentação exige um verdadeiro exército de profissionais que vão desde os técnicos em iluminação, energia elétrica, seguranças, garçons, médicos, engenheiros de som. Gente é sem noção o número de pessoas que trabalham para que o espetáculo aconteça. Quando os artistas, seus bailarinos e banda entram, toda estrutura já deve estar preparada, só aguardando que eles desempenhem seus papéis. Tudo isso envolve custos gigantescos que precisam ser cobertos. E para não dizer que um artista encontra pedreira apenas no universo dos shows, imaginem então que uma produção tão grande é também exigida para a gravação de um CD ou DVD. O universo de profissionais é um pouco semelhante ao dos palcos nos shows, excetuando-se algumas questões. Mas lá também se trabalha com aluguel do estúdio e seus equipamentos, contratação de engenheiros de som, mixagem, produtor, finalizador, fotógrafo. É uma loucura. Desde a gravação até a arte final da capa, cada passo é executado por um profissional da área e isto, logicamente custa dinheiro. Muito dinheiro. Por isso eu finalizo reforçando que no Brasil, viver de arte não é tarefa fácil, principalmente para quem não é fã de engolir sapos.


Texto do Escritor brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais reservados. Proibida a cópia, colagem, reprodução total ou parcial de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio sem autorização prévia e expressa do autor. A violação destes Direitos constitui-se em crime previsto nas Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos Autorais e Propriedade Intelectual e está passiva de punição legal cabível de acordo com a Legislação em vigor.   

.................................................................................................

 Music | What is live art in Brazil. | Tony Casanova

Success is the goal of many people, especially those in artistic circles. There inda who believe that music to live in Brazil is easy, but you are wrong who think so. The way to go up to success is long, arduous and often full of frogs to swallow, so who today is successful in the arts is aware of what I speak. The effort to achieve notoriety is directly proportional to the height you want to get; the greater the success you want, the greater the amount of thorns that will face to achieve this goal.
Who ventured to walk the paths of fame and recognition not always succeeded, so many artists fell by the wayside without ever being recognized. Analyze the artistic career of the great names in music today and find that they did not have to swallow a lot of rope to win is stupidity. God knows what happens in big productions backstage addition to all the work that has to put on a show, but the views of those who observe from afar seems easy. Nothing is easy in the art world, nothing!
Around the success there is a whole process to be executed and those who are not part of this gear will inevitably fall by the wayside. Maybe the music business is one of the hardest activities to manage and one that requires greater skill of each professional involved. To make a show work out, it is not only the band and the singers and dancers, but we need an entire professional apparatus to take care of every detail required before, during and after the show. That's because we're talking about direct teamwork without naming those working indirectly connected to the event.
One of these days, I do not remember the details like date and issuing or even who interviewed the singer Ivete Sangalo and asked him why his show cost R $ 650,000,00 (six hundred and fifty thousand reais). Quite serene and quiet way, with its Bahia gist being, Ivete said he did not work alone, had all personnel of your team, displacement, third-party contracts, lodging, food, and finally a lot of expenses that needed to be covered and the sum resulted in that value. Well my dear readers, although some have thought, given the amount considered high for the show as a singer Ivete Sangalo, she only had the band members to pay. Mediocrity!
Mount a stage structure with light effects, leisure cannons, sound structure, shelter, finally the presentation environment requires a veritable army of professionals ranging from technical lighting, electricity, security guards, waiters, doctors, engineers of sound. People are clueless the number of people who work for the show happen. When artists, her dancers and band go, every structure should already be prepared, just waiting for them to play their roles. All this involves huge costs that need to be covered. And not to say that an artist is only quarry in the world of shows, so imagine that such a production is also required for burning a CD or DVD. The professional universe is somewhat similar to the stage at the shows, except for a few issues. But there are also works with studio rent and their equipment, hiring sound engineers, mixing, producer, finisher, photographer. It's crazy. From recording to the final cover art, every step is executed by a professional in the area and this, of course costs money. A lot of money. So I finalize stressing that in Brazil, live art is no easy task, especially for those who are not a fan of swallowing toads.

Text Brazilian writer Tony Casanova. Copyright reserved. The copying, collage, total or partial reproduction of any kind or dissemination in any medium without prior written permission of the author. Violation of these rights constitutes a crime under Brazilian law and the protection of the International Copyright and Intellectual Property and is passive legal punishment applicable according to the legislation in force.

..............................................................................................................

 Música | ¿Qué es el arte en vivo en Brasil. | De Tony Casanova

El éxito es la meta de muchas personas, especialmente aquellos en los círculos artísticos. Hay Inda que creen que la música para vivir en Brasil es fácil, pero se equivocan quienes piensan así. El camino por recorrer hasta el éxito es largo, arduo y con frecuencia lleno de ranas para tragar, por lo que hoy en día es un éxito en las artes es consciente de lo que hablo. El esfuerzo para lograr notoriedad es directamente proporcional a la altura que desea obtener; cuanto mayor sea el éxito que desea, mayor será la cantidad de espinas que se enfrentarán para conseguir este objetivo.
¿Quién se atrevió a caminar por los caminos de la fama y el reconocimiento no siempre logrado, por lo que muchos artistas quedaron en el camino sin ser reconocido. Analizar la trayectoria artística de los grandes nombres de la música hoy en día y encontrar que no tenían que tragar mucha cuerda para ganar es la estupidez. Dios sabe lo que sucede en las grandes producciones backstage además de todo el trabajo que tiene que poner en un espectáculo, pero los puntos de vista de aquellos que observan desde lejos parece fácil. Nada es fácil en el mundo del arte, nada!
Alrededor del éxito hay todo un proceso que se ejecutará y los que no forman parte de este engranaje inevitablemente quedan en el camino. Tal vez el negocio de la música es una de las actividades más difíciles de manejar y que requiere mayor destreza de cada involucrado profesional. Para hacer un espectáculo funciona, no es sólo la banda y los cantantes y bailarines, pero necesitamos un aparato profesional de todo para cuidar de todos los detalles necesarios antes, durante y después del espectáculo. Esto se debe a que estamos hablando de trabajo en equipo directa sin nombrar a las personas que trabajan indirectamente conectado con el evento.
Uno de estos días, no recuerdo los detalles como la fecha y la emisión o incluso que entrevistaron a la cantante Ivete Sangalo y le preguntó por qué su programa cuesta R $ 650,000,00 (seiscientos cincuenta mil reales). Manera muy sereno y tranquilo, con su ser Bahia esencia, Ivete dijo que no trabaje solo, tenía todo el personal de su equipo, el desplazamiento, los contratos de terceros, alojamiento, comida, y finalmente un montón de gastos que deben ser cubiertos y la suma dado lugar a ese valor. Bueno mis queridos lectores, aunque algunos han pensado, dada la cantidad considerada alta para el espectáculo como cantante Ivete Sangalo, ella sólo tenía los miembros de la banda para pagar. La mediocridad!
Montar una estructura escenario con efectos de luz, cañones de ocio, estructura sólida, refugio, por último, el entorno de presentación requiere un verdadero ejército de profesionales que van desde la iluminación técnica, la electricidad, los guardias de seguridad, camareros, médicos, ingenieros sonar. La gente no tiene ni idea del número de personas que trabajan para el show suceder. Cuando los artistas, sus bailarines y la banda van, cada estructura ya debe estar preparado, esperando simplemente a que jueguen su papel. Todo esto implica unos costes enormes que necesitan ser cubiertos. Y no quiere decir que un artista es única cantera en el mundo de los espectáculos, así que imagino que también se requiere una producción como para la grabación de un CD o DVD. El universo profesional es algo similar a la etapa en la muestra, a excepción de algunos temas. Pero hay también trabaja con el estudio de la renta y su equipo, la contratación de ingenieros de sonido, la mezcla, productor, de acabado, el fotógrafo. Es una locura. A partir de la grabación para el arte de la cubierta final, cada paso es ejecutado por un profesional en el área y esto, por supuesto, cuesta dinero. Mucho dinero. Así que finalize Destacando que en Brasil, el arte vivo no es una tarea fácil, especialmente para aquellos que no son fan de sapos para tragar.

Texto escritor brasileño, Tony Casanova. Derechos de autor reservados. La copia, el collage, la reproducción total o parcial de cualquier tipo o difusión en cualquier medio sin permiso previo y por escrito del autor. La violación de estos derechos constituye un delito según la legislación brasileña y la protección de la Internacional de Autor y Propiedad Intelectual y es castigo legal pasiva aplicables según la legislación vigente.    

Seguidores do Google