Cultura | Nordeste | São João, o maior evento cultural do Brasil | Tony Casanova

Tony Casanova
 Mês de Junho e todos os Nordestinos esboçam um largo sorriso no rosto. Esta é a época em que o Nordeste torna-se o centro das atenções e ganha os holofotes brasileiros pela apresentação da maior  manifestação de tradição cultural do Brasil; os festejos juninos. Todas as capitais nordestinas se preparam para exibir sua Cultura e suas Tradições Regionais.
   Os festejos de São João representam para o Nordeste aquilo que o Carnaval representa para o Sul, obviamente ressalvadas as diferenças. Apesar das mudanças em algumas capitais, é no interior dos Estados que se mantém viva a chama das Tradições e festejar o São João é bem mais que acender uma simples fogueira na porta, mas é provar da beleza da exibição das quadrilhas juninas, da Cultura Musical típica do Forró e mergulhar madrugada afora na batida do Zabumba, da Sanfona e do Triângulo.
  O palco é simples, as vezes de chão batido, outras num arraial montado em tablados de madeira e rodeado de palhas, mas o mais gostoso do São João está mesmo nas comidas típicas, por isso separei algumas para ilustrar esta matéria e te deixar com água na boca.

   Milho Verde - Este é preferido da festa. Pode ser consumido cozido, assado ou na forma de outras iguarias.
   Canjica -  Um tipo de Mingau feito á partir do Milho Verde em grãos ralados e refinados que tem como ingredientes o Leite de Coco, Açúcar, água e Canela em Pó. Uma delícia. Serve-se em pratos e pode ser consumida ainda quente ou fria.
   Pamonha - Assemelha-se a Canjica, mas apresentada num ponto mais denso.  É servida enrolada em palha fina de Milho e é consumida fria.
   Amendoim - O famoso "Fogosinho", que pode ser encontrado granulado, cozido, torrado ou em forma de cocada chamada de paçoca ou cocada de amendoim.
   Pipoca - Feita a partir do cozimento á seco do Milho Alho, uma variedade própria para este fim. Pode ser servida ao natural ou com coberturas e acompanhamentos como Coco Ralado, Leite Condensado, Queijo Ralado ou Manteiga.
   Batata Doce - Raiz que pode ser consumida cozida ou assada e também serve para doces e Purês. A Batata Doce cozida pode ser acompanhada por Carne do Sol, Charque, Manteiga, Queijo ou outros tipos de alimentos, sempre ao gosto do consumidor.
   Beijús - Produtos extraídos da Farinha de Mandioca e que podem ser encontrados de diversas formas apresentadas como Beijús Molhados, Sarôios, Mal Casado, Pés-de-Moleques. Alguns são doces e outros feitos com sal.  
   Entre os Costumes Juninos podemos encontrar o de Pular a Fogueira,  os conhecidos pedidos para casar feitos a Santo Antonio, onde as moças acreditam que virando a imagem do santo de ponta a cabeça, ele lhes concederá o casamento pedido.  Outro costume tradicional é o de acender fogueiras á porta e soltar rojões e fogos de artifício. Em Sergipe o Município de Estância tornou-se atração pela sua famosa Guerra de Espadas, rojões com que os brincantes seguram na mão o artefato e com ele fazem malabarismos. Lá também há outra tradição que garantiu ao Estado o título de País do Forró através dos seus Barcos de Fogo, uma competição de pequenas embarcações amarradas em arame e movidas á propulsão dos rojões.
    Em Junho o Nordeste é uma só festa, a festa do seu padroeiro São João com toda sua riqueza Cultural e Tradicional que enriquecem a memória do nosso País. Viva São João!


    Texto do escritor brasileiro Tony Casanova. Todos os Direitos Reservados. É permitido o compartilhamento para sites ou redes sociais desde que o texto, o crédito e imagens utilizadas nele não sejam alterados, devendo assim todos serem mantidos na íntegra.
    Não é permitida a alteração de nenhuma parte contida aqui, a saber texto, imagem ou crédito através de cópia seguida de colagem, divulgação fracionada desautorizada, reprodução do todo ou parte dele sem que haja garantias de preservação dos Direitos do autor.

    Os Direitos Autorais são assegurados por Legislação Nacional e Internacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual e qualquer desrespeito será considerado crime previsto e passivo das medidas legais cabíveis.

Um comentário:

  1. Excelente matéria mostra parte da riqueza cultural dos Estados Nordestinos, a riqueza de Sergipe com suas tradições e seus gostos refinados para as comidas típicas. Parabéns a todos Estados Nordestinos especialmente a Sergipe. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.