Antivírus l Não viva sem ele!


“O mundo está conectado!” Eis uma frase para a qual eu tiro o chapéu. A Globalização atingiu níveis maravilhosos com a evolução da Rede Mundial de Computadores. Temos hoje a Banda Larga, Discada, Rádio e também 2, 3 e 4 G para Redes Móveis. Tudo evolui rapidamente quando se trata de Tecnologia da Informação. A nossa questão central é o usuário. Tudo evolui, menos os hábitos dos internautas que ainda esquecem da Segurança na Rede e se comportam como “meninos” a utilizar seus brinquedinhos novos. São tantos os perigos disfarçados de Apps (Aplicativos) e são tantos usuários a brincar displicentemente na Web que se o número fosse medido seria alarmante. Vejamos alguns assuntos que merecem atenção da parte de quem está sempre conectado:

Antivírus. Existem vários Apps disponíveis nos sites e lojas de Softwares, mas cuidado: Muitos aplicativos são disfarçados de aintivírus, mas são na verdade Malwares que irão coletar informações importantes no seu dispositivo. Por padrão, todo antivírus é executado como Administrador do Sistema Operacional onde está instalado. Ele “herda” esta autoridade porque é reconhecido como uma espécie de fiscal de atividades e por isso tem acesso a todas as pastas do sistema com alta prioridade, mas o que ocorre se este aplicativo não for um antivírus? É preciso ter muito cuidado na aquisição de um Software antivírus, valendo a pena baixá-los diretamente dos seus Sites Oficiais já que os mais conhecidos sites de Download estão utilizando a prática escusa da oferta “casadinha”, ou seja, você baixa um programa e ao instalá-lo ele te obriga a instalar meia-dúzia de outros ditos como “necessários” para seu sistema. Cuidado! Muitos destes programas depois de instalados não dão acesso a sua desinstalação. Nos pacotes costuma vir Antivírus adicionais, barras de ferramentas de navegação, players de aúdio, enfim toda sorte de lixo que você nem sabia que existia.
Ao baixar um Antivírus é recomendável que você jamais mexa nas suas configurações, a menos que saiba exatamente o que está fazendo e qual a consequência da alteração. Nunca forneça suas senhas de Rede Social ou qualquer outra senha para aplicativo algum, mesmo que seja um antivírus. O Firewall é um aplicativo que controla as portas de saída e entrada de dados, abrindo-as para o que é seguro e fechando-a para suspeitos. A regra de não alterar configurações vale também para o Firewall. Ele trabalha em parceria com seu antivírus e o trabalho conjunto é que garante uma boa segurança do seu dispositivo. Porque Smartphones, Tablets e afins não possuem Firewall? Porque as atualizações, downloads e permissões são “autorizadas” por você, por isso cuidado na hora de baixar aplicativos nestes dispositivos. Você percebe que antes de baixar um download para eles surge a tela informando quais as permissões e pastas de acesso do aplicativo e é você que autoriza quando clica em “aceitar” ou “baixar”.
Um erro absurdo dos internautas é utilizar os dispositivos sem antivírus. Isso é fatal! As ações hackers você não sente. Elas não doem, sua máquina continua funcionando em muitos casos. O objetivo não é danificar o dispositivo, mas roubar seus dados, por isso é importante ter um bom antivírus e no caso dos pcs, um bom Firewall. Lembrando que por padrão o Sistema Operacional Windows em todas as suas versões já possui um Firewall instalado. Este dispositivo só é parado quando você utiliza um antivírus que vem completo e para evitar erros e conflitos, o Windows é parado deixando que o Firewall do seu antivírus trabalhe sem conflitar com ele.
Espero que esta matéria tenha te ajudado um pouco. Gostaria de saber sua opinião, sugestão de tema ou crítica, deixe seu comentário abaixo, ele será bem vindo.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova. Direitos Autorais Reservados. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova; All Rights Reserved.

Seguidores do Google