Como aumentar o acesso dos seus blogs. [Tony Casanova]


Muitas você que tem um blog onde tenha se esforçado muito para torná-lo agradável, com temas atuais e gramática perfeita não entende porque o número de acessos não é tão grande quanto o esperado. Porque tantos amigos e eles não compartilham seu conteúdo e ajudam na expansão dele? São vários fatores que podem influenciar a falta de alcance de um blog dependendo do produto com que se está trabalhando, no meu caso caso a Literatura, o produto do meu blog é classificado como Arte e Cultura. Trabalhar com Arte e Cultura não é fácil, assim como administrar um blog também não é. Não basta criar, dar um nome bonito, colocar alguns gadgets e começar a postar. É preciso conhecer o perfil do público que pretendemos alcançar e quais os meios de divulgar o blog, além disso ter cuidado de enviar o conteúdo para o público certo. Ter um público-alvo é essencial para o sucesso de um blog.
Antes de imaginar que todos irão interessar-se pelo seu conteúdo é preciso saber quais pessoas se enquadram melhor e se interessaria por ele, criar um perfil e obter um público que será aquele para quem você enviará suas publicações, este é seu público-alvo. Existem conteúdos bastante específico como no caso de matérias didáticas, sobre Direito Civil e Penal, Medicina, enfim conteúdos que devem dirigidos para uma faixa restrita de visitantes. Certamente enviando este tipo de conteúdo a um público que não seja específico ele terá um alcance menor do que aquele que se espera porque não é um assunto de interesse coletivo, mas um conteúdo dirigido e que deve ser focado ao seu nível de leitores. Administrar um blog não é diferente de administrar uma empresa, por isso onde muitas vezes sobra criativa entre os blogueiros, falta experiência administrativa.
Para entendermos melhor vamos a um exemplo dentro da administração empresarial: Temos o produto, assim estudamos quem serão seus possíveis compradores, se serão crianças, jovens, idosos, homens ou mulheres. Procuramos saber qual a faixa de idade deste público se interessaria mais pelo nosso produto e quais os meios que utilizaremos para demonstrar nosso produto a estes possíveis clientes. Construímos assim um público-alvo e uma meta de trabalho. Agora precisamos conhecer o custo benefício destes meios de divulgação e qual o seu alcance. Precisamos saber se eles realmente irão atingir nosso público-alvo e quanto irão cobrar para isso. Após esta etapa vamos reunir uma equipe que irá recepcionar os clientes que visitarão nossos stands interessados em fazer negócios conosco. A atenção aos visitantes é a parte mais importante, ela antecede as vendas e mais que isso, determina se o visitante irá voltar e indicar outras pessoas para conhecerem nossa loja.
Quando você pensar no seu blog, pense nele como uma empresa porque é isso que ele é. Direcione seu conteúdo ás pessoas certas, trate bem aqueles que te apoiam, te ajudam e te visitam. Estas pessoas são a porta de entrada para sua “empresa” e você precisa delas para expandir seus negócios. Agora pense em diversas pessoas que são teus amigos ou parentes visitando tua loja. Geralmente estas pessoas não compram, apenas visitam. Querem bater papo, passear e se distrair, mas teu foco é fazer negócio, portanto não conte com todos os amigos que surgem, apenas alguns te ajudarão, apenas considere que aqueles que te ajudam, fazemos sabendo a importância que tem ajudar a alguém que precisa. Trate sempre cordialmente a todos, seja educado e gentil, lembre-se que a imagem do teu blog está diretamente ligada à tua. No mais, boas postagens e boa sorte.


Texto do escritor brasileiro Tony Casanova . Direitos Autorais reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor, sob pena de infração ás Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos Autorais.

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