Dicas | Como vender melhor seu Artesanato.


Trabalhar com artesanato realmente é uma arte que exige muito amor e dom para produzir as peças e o artesanatos de bonecas não é diferente. O trabalho exige conhecimento na escolha da matéria prima adequada, técnicas de manuseio, criatividade e uma série de conhecimentos para conseguir finalizar a obra, como a mistura equilibrada de cores, a correta união de itens delicados e que darão leveza na obra, conhecimento de tendências e temas. É uma arte que não só gera renda, mas também serve como terapia e exercício da visão empreendedora dos artesãos e artesãs. Antes de iniciar-se qualquer trabalho ligado a área de artesanatos é preciso que se saiba exatamente se é realmente aquilo que se deseja fazer, se possui amor suficiente para dedicar-se e tempo para desempenhar as funções de artesão. A qualificação fica por conta de vários cursos oferecidos que podem ser feitos em casa através de revistas, videos ou até mesmo na internet, ou busca-se uma loja especializada no setor. As lojas que oferecem estes cursos geralmente também oferecem a matéria prima, pois na sua maioria estão ligadas aos fabricantes, o que facilita a vida de quem pretende iniciar-se neste negócio. A matéria prima é outra parte importante do artesanato, porque é preciso saber escolher bem os materiais com que se irá trabalhar. Escolher cores, texturas, acabamentos, verificar aplicação e toxicidade dos materiais, durabilidade, resistência á água. Uma outra parte do artesanato é a escolha das ferramentas de trabalho, estas sim, vão conferir acabamento nas peças, dar o toque final e deixar a obra pronta. Escolher ferramentas corretas é essencial, dando preferência a materiais resistentes, duráveis e que deem acabamento perfeito ás peças. Agora vem a parte crucial desta arte. Sem ela você não conseguirá sair do sonho e terá enormes decepções se conseguir produzir algumas peças. Trata-se da criatividade. A criatividade é a chave de qualquer artesão. Não importa quantos artesãos existem no mercado, quão forte pode ser a concorrência, a grande diferença entre cada um está exatamente na criatividade. Este é o fator predominante de qualquer arte para quem produz. Você deve produzir, pensar na peça já com interesse em roubar uma exclamação do cliente, quando ele puser os olhos na obra deve sentir-se maravilhado, surpreso, extasiado com a sua criatividade. Desta forma você artesão ou artesã, ganhará uma enorme fatia do mercado apenas exercitando um dom que você já dispõe, o de ser criativo, criativa. Enorme beijo, fiquem com Deus e até a próxima.
Por Tony Casanova.

Texto do Escritor brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual. O uso da presente obra sem respeito aos créditos devidos ao autor incorrem em Crime de Plágio.

Nota* Texto extraído da página Artesanatos pertencente ao Projeto Roda Cultural, administrado por este mesmo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.