Falsos amigos - Uma faca pelas costas.


Falsos amigos- Uma faca pelas costas.
É relativamente fácil conquistar novos amigos, às vezes fácil demais até. Existem aquelas pessoas de quem nos aproximamos que foram agradáveis gentís ou demonstraram algo que nos chamou a atenção a ponto de querermos estreitar laços fraternos com o desconhecido. Passamos a manter cada vez mais contato e ai quando vemos; temos mais uma amizade. Ter amigos é excelente, faz bem, nos aquece. Todo cuidado que precisamos ter é analisarmos bem as amizades que fizemos. Normalmente amigos costumam falar bastante entre si, trocar confidências, sofrer e rir juntos dependendo do grau em que estão envolvidos e aí é onde está o perigo! É preciso termos cuidado com duas questões que envolvem amizades e dois dos bens mais valiosos do ser humano:
- A informação: Tão importante e valiosa que alguns Países matam civis inocentes, enviam soldados e agentes á guerra, contratam serviços e pessoas para roubar informações de outros. Tão importante que o maior País do mundo, a maior potência se vê envolvida em um escândalo de espionagem contra nações irmãs simplesmente pela busca de informações privilegiadas. Uma única informação pode custar a vida ou a morte de uma ou mais pessoas. Cientistas ocupam-se diariamente em busca de "informações" que os levem á cura de diversas patologias. Emissoras de TV, Rádio, Jornais e até a Internet que voce agora usa utiliza informações para conectar seus usuários. Informação é tudo! Nada gira sem informação!
Entende como a informação é importante? Desta forma quando voce faz uma amizade e tem esta pessoa como "melhor amiga(o)", voce divide informações importantes da sua vida, detalhes muito íntimos, coisas só suas e ao fazer isso poderá cair numa armadilha. Lógico que nem todo amigo (a) é paranóico para utilizar estas informações para o seu mal, mas quem te garante que não existe quem o faça entre os seus mais seletos amigos? Todos nós sempre temos alguma decepção relacionada a amizades "falsas". São fura-olhos, invejosos, egoístas, enfim, gente que se aproximou porque te admirava muito e cuja intenção não veio estampada na testa. É preciso ter cuidado e não se expor, evitar o excesso de confiança e estabelecer limites até mesmo para as amizades.
- A privacidade: Privativo denota algo particular, de cunho pessoal, um Direito que se adquire desde o nascimento. É válido lembrar que voce só terá privacidade se estabelecer limites para aqueles que querem "invadir" teus espaços. Quando um falso amigo usa contra voce informações pessoais íntimas, geralmente foi voce mesmo que lhe forneceu estas informações privativas. Ao elegê-lo gurú da sua vida, voce o presenteou com a faca que poderá te matar de decepção. Não importa se são parentes, amigos ou colegas, voce tem direito á sua privacidade e sempre haverá limites a serem respeitados. Ultrapassar estes limites significa entrar sem permissão na sua vida. Em geral amigos que desrespeitam a privacidade dos outros sempre tentam influenciá-los de alguma forma. Tentam mostrar-lhes preocupação e envolvimento, mas esquecem que estão pisando em um território que não lhes pertence. Amizades nocivas são assim, cheias da boa intenção, mas só nas palavras. As atitudes podem nos trazer danosas conseqüências. Não há porque ter amizade e tentar mudar escolhas alheias, influenciar nas decisões e tentar viver a vida do outro. Mais que amizade é preciso respeitar os amigos, estar do seu lado, chorando suas derrotas e vibrando com suas vitórias. Isso sim é amizade. Pense nisso.
Super beijo, fiquem com Deus e até a próxima.
Texto de Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados/All Rights Reserveds 2014

Seguidores do Google