Artesanato | A riqueza do Artesanato de Aracaju | Tony Casanova

  Quem nunca teve oportunidade de conhecer Aracaju, deveria agendar nas próximas férias, uma viagem para conhecer esta linda capital no Nordeste do Brasil.  A pequena Aracaju além de possuir belas paisagens e pontos turísticos, também é conhecida pelas suas comidas típicas e o artesanato. Os artesão utilizam diversos tipos de materiais para construir suas peças que vão do tecido em rendinha, pano de saco, barbante, couro, argila, porcelana e outros materiais. Visitando o Mercado Thales Ferraz é possível encontrar diversas peças artesanais que são colocadas á venda em pequenas barracas. São bonecas, confecções, souvenires, esculturas, enfim, encontra-se de tudo. E se você é daquelas pessoas que gostam de passear e conhecer com paciência tudo que acha curioso, visite o Mercado Thales Ferraz. Além destas alas destinadas ao artesanato você também encontrará a praça de alimentação com comidas típicas regionais como tapioca, bolos de massa puba, mungunzá, beijus de farinha, mal casados, pé-de-moleques, cocadas, bolos de milho, bolachinhas de goma, enfim é uma infinidade de delícias á disposição por preços bem acessíveis. Agora que já falei um pouco do Mercado, que tal umas imagens do que encontramos por lá? Separei algumas bonecas lindas e alguns souvenires, além de um personagem que você precisa conhecer; seu Zé, o sanfoneiro. Vamos lá:

 Aqui você vê uma loja onde se comercializa artesanatos de bonecas. Perceba a diversidade de cores, a arrumação esmerada, a beleza das peças expostas. Quando vi não pude deixar de registrar, afinal tudo isto faz parte da riqueza cultural sergipana, da tradição do nosso povo e Cultura e Arte são as minhas paixões particulares.
(Foto By Tony Casanova)
Projeto Roda Cultural

Agora uma visão aproximada das peças para que você possa atentar nos detalhes, na beleza de cada boneca. Percebam que cada peça está ligada a uma estória particular, mas que não perde a identidade ainda que estejam misturadas. O que mais me impressiona são os detalhes, a fineza com que são traçadas as linhas e a escolha de cores.
(Foto By Tony Casanova)
Projeto Roda Cultural

Mais uma vez a formação das bonecas em outro ângulo para que você aprecie como são lindas. Fico imaginando como elas são um belíssimo adorno para o seu apartamento. Que elegância conferem ao ambiente e sem falar que são de muito bom gosto. São peças que ficam bem em qualquer lugar do mundo e que acrescentarão beleza e sofisticação ao local.
(Foto By Tony Casanova)
Projeto Roda Cultural 

Aqui você vê uma das bonecas em close up. Obviamente nem preciso dizer que amei esta peça por achá-la muito bonita. Olhando para a figura noto que ela transmite uma paz, uma calma que certamente harmonizará o ambiente onde estiver.  O Projeto Roda Cultural hoje traz estas peças para você com o orgulho que sente por nossos artesãos, gente simples, mas que são verdadeiros mestres na sua arte. Uma arte que você pode adquirir e ajudar o artista a prosseguir seu trabalho. Estamos expondo as bonecas, mas lembramos que não só elas estão expostas e a venda no Mercado Thales Ferraz em Aracaju - Sergipe, mas existe uma variedades enorme de peças á sua disposição por preços bastante convidativos. Nossa sugestão é que ao visitar o Mercado você tenha tempo para desfrutar da hospitalidade do povo sergipano e assim, além de ver o artesanatos, possa também degustar das iguarias típicas sergipanas como castanha de cajus assadas, amendoim cozido ou torrado, milho assado ou cozido, pamonhas, pés-de-moleques, cajus, caranguejo, peixes, o nosso frango caipira, sarapatel, enfim, estamos certos de que você provará delícias que nunca irá esquecer.
(Foto By Tony Casanova)
Projeto Roda Cultural

Esta é uma barraca de souvenires, pequenas lembranças da sua passagem pela nossa capital e nosso Estado. Nelas você encontra diversas peças em tamanhos variados que poderá levar como lembrança para parentes, amigos. Na foto você vê em destaque pequenos cajus ilustrados com Araras, símbolo da nossa capital, cujo nome derivou-se do binômio Arara+caju, dai o nome Aracaju.
(Foto By Tony Casanova)
Projeto Roda Cultural

Mas nem só de artesanatos e comidas vive o Mercado Thales Ferraz em Aracaju. Nele podemos encontrar figuras folclóricas e bastante animadas, como seu Zé Sanfoneiro, que gentilmente fez questão que tirássemos algumas fotos com ele. Seu Zé sobrevive das doações que recebe dos turistas e visitantes do Mercado por conta das fotos que tira com eles. Homem simples, educado e muito simpático, ele abriu um sorriso quando disse-lhe que eu estava ali em nome de um Projeto Cultural e que faria uma matéria sobre o artesanato do Mercado Thales Ferraz.  Fez questão de posar comigo e com a minha esposa Luzia Couto e não cobrou pelas fotos. Logicamente que nós movidos por um senso de justiça gratificamos o artista, mas ainda assim ele insistiu em nos dar um "desconto". São tipos assim que nos enche de orgulho, gente que tem arte no sangue, mas também possui humildade e gentileza. Ficamos de voltar e entrevistar seu Zé e ouvir mais sons tirados da sua sanfona.

(Foto By Tony Casanova)
Projeto Roda Cultural





Na foto seu Zé e sua sanfona mágica e Luzia Couto. A moça que é mineira, ficou encantada com as belezas de Aracaju e a receptividade dos artesão sergipanos. Neste dia visitamos as alas de artesanatos, alimentação, as vendas de plantas, mudas, sementes e ervas e também fomos ao Memorial em homenagem ao Prático José Peixe, na Avenida Beira Mar. Foi lá que conhecemos o proprietário do Restaurante Tototó, que gentilmente nos apresentou a cozinha e as dependências do restaurante.  Nós do Projeto Roda Cultural sentimos orgulho e admiração do nosso povo e ficamos felizes por termos como nativos um povo simples e de um coração enorme. Visite Aracaju e procure conhecer o Mercado Thales Ferraz, nós temos certeza de que você não irá arrepender-se. Estamos prometendo dar continuidade a esta matéria trazendo novas imagens e as entrevistas que ficamos devendo, mas certamente serão feitas.

(Foto By Tony Casanova)
Projeto Roda Cultural
Aracaju - Sergipe - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Obrigado por comentar. Todos os comentários serão moderados e liberados assim que forem aprovados. Comentários sem identificação serão excluídos.